sexta-feira, fevereiro 27

Azul e preto x branco e dourado

 Oi, gente! Tudo bem?
 Se você estava no planeta nas últimas horas já deve ter visto que essa imagem quebrou a internet:


 Ainda não sabemos bem que cor é o vestido.
 O monitor não faz a menor diferença, zilhões de pessoas viram juntas nos mesmos monitores e tiveram visões diferentes. Foram centenas de famílias destruídas. Milhares de casais separados. Algumas dezenas de filhos abandona---ok.
 A minha saga foi a seguinte:
 Primeiro eu vi ele azul e preto (em tons bem escuros) e achei que era brincadeira quem via ele branco e dourado.
 Duas horas depois eu abri o notebook e fui procurar o vestido azul e preto, mas só achei o branco e dourado. HAHAHAHHA gente achei que a outra galera tava zoando da minha cara.
 Aí uma hora eu tava olhando... e vi tipo um fantasminha de vestido azul e preto piscando, mas logo em seguida voltei a ver branco e dourado! Gente, sentei no cantinho e questionei todas as minhas escolhas na vida.
 Uma hora depois só enxergando branco e dourado, tive total certeza de que era branco e dourado porque ele está iluminado por trás, e aí parece mais escuro do que realmente é (já que o branco, quando você o enxerga, é levemente azulado).
 De repente comecei a enxergar azul médio e marrom. Que combinação feia, né? hahaha
 Agora estou vendo praticamente dois vestidos. Se eu olho ali em cima, ele é branco (ou azul muito claro) e dourado:

 Mas se eu olho pela parte de baixo, é definitivamente azul e preto, mas não tão escuro:

 E agora, gente? Eu sinceramente não sei mais quem eu sou hahahaha
 Como eu estou vendo as duas cores, e a parte debaixo não está contra a luz, talvez o azul esteja certo.


 Neurocientistas explicaram para o Buzzfeed que, ao contrário do que algumas pessoas no twitter disseram, isso não tem nada a ver com os receptores de cor e de luz na retina, mas sim com (sempre ele) o nosso cérebro. Isso quer dizer que o modo como ele interpreta a luz depende de muitos fatores singulares. Se você tem memória de um vestido (ou de uma imagem) que te lembre esse vestido ou essa foto, você vai imediatamente associá-la ao modo como você interpretou a imagem já conhecida. Mas eles não chegaram a nenhuma conclusão quanto à cor. ARGHHHHHHHH


 Eu usei a pipette tool do Photofiltre Studio pra pipetar a foto, mas isso é um pouco inconclusivo, já que, se você pipetar várias regiões do seu rosto numa selfie, vai encontrar cores que definitivamente não fazem parte da sua pele. O fato de a imagem ser tão cagada (má iluminação, de celular) só aflige mais os nossos corações, né?
 O que eu encontrei pipetando:

Parte azul ou branca na região próxima à luz:

Parte azul ou branca na região distante da luz:

 Parte dourada ou preta (não tem nenhuma parte dessas perto da luz):

 Agora eu estou enxergando azul e bronze (eu tinha dito dourado, mas é muito marrom pra ser dourado), e a pipetagem apóia essa hipótese. O azul que eu vejo é exatamente a cor daquele lápis da Faber Castell que a gente chama de azul celeste mesmo que o céu não seja assim hahahah
 Apesar de estar muito aflita com talvez nunca saber as cores reais e com medo de ir dormir e amanhã quando eu acordar enxergar que o vestido é pantone com verde folha, eu sempre acho o máximo ver nosso cérebro fazendo coisas assim e amei como a internet toda se uniu numa coisa tão boba mas tão legal e intrigante hahahaha
 Que cores você está vendo? Conta pra mim que eu não vou julgar, nessas últimas horas já enxerguei todo o espectro visível ao olho humano.
 Espero que vocês também estejam se divertindo com isso e, em caso de informações conclusivas, eu atualizo! Beijo e boa sexta ♥

Update (tipo 20 minutos depois que liberei o post):
 Acabou de me ocorrer que uma coisa que tá atrapalhando fortemente a percepção das cores do vestido é essa 'manguinha'. Primeiro achei que era um bolero integrante do vestido,, depois lembrei que a maioria das lojas coloca combinaçãozinha nos cabides. Então isso provavelmente é uma blusa de seda branca, que reflete as cores de um jeito esquisito e deixa tudo confuso.
 Olha mais pra parte inferior do vestido e creio que vai ser possível ver mais ou menos essas cores:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...