quinta-feira, janeiro 1

Turquesa pega em base rosa?

Oi, gente! Tudo bem?
Na última semana do ano fiz um retoque de raiz (porque natal com cabelo uó tudo bem, mas entrar ano não hahaha) e aproveitei pra fazer algo que sempre morri de vontade: tentar jogar um pouco de turquesa! Resolvi fazer umas mechas pra testar.
Já falei tudo sobre o descolorante usado e a altura do tom da minha raiz.
Hoje vou mostrar o resultado e contar como fiz pra não misturar o turquesa com o roxo, o que mancharia o turquesa.

Minha base estava assim:
No amarelo da raiz eu já sabia que não ia pegar bem, então passei roxo bem rente à raiz pra puxar um degradê. Mas nesse rosa-pastel-neon dava pra arriscar.

Passo-a-passo
Fiz uma mistura bem escura de anilina Verde Esmeralda da Lacxe. A Cherry que me deu essa anilina e me contou que usa pura pra obter um turquesa lindo! Recomendo totalmente que vocês comprem suas anilinas com ela.

A mistura ficou assim, beem escura, tipo um azul petróleo lindo. Fiz bem concentrada porque um tom mais clarinho dificilmente pegaria nessa base tão escura.
Se você quer pintar o cabelo com anilina mas não sabe como, aqui no blog tem um manual completo!

Eu pintei apenas duas mechas grossas próximas à orelha. Deixei mais escondidas pra, caso desse errado, eu não precisar correr pra consertar. Pra isso, prendi minha franja e meu cabelo assim, deixando só essas duas mechas soltas:

Passei bastante da mistura turquesa nessas mechas, deixando um degradê pro rosa (infelizmente ficou meio marcado). O rosa eu não repintei porque com a descoloração ficou um tom super bonitinho. Logo em seguida, passei a mistura roxa cuidadosamente na raiz dessas duas mechas. Mas caso minha base estivesse mais clara, isso não seria necessário.
Pras mechas não encostarem no resto do cabelo, fechei-as em papel alumínio. Pode usar filme plástico também.
Com cuidado pra não tirar ou rasgar o papel alumínio, passo a mistura roxa no resto do cabelo e deixo por 40 minutos. Enxáguo bastante, sem tirar o papel alumínio. A água deve sair transparente pra ter certeza de que a cor principal não vai manchar a cor da mecha. Quando isso acontecer, é só enxaguar bem a mecha também. Nas próximas lavagens não vai mais ter o risco de manchar.

Dica valiosa: caíram pingos turquesa e roxos no meu rosa. Se você manchar uma parte do cabelo que não deveria, é só fazer uma mistura de água oxigenada e pó logo antes de entrar no banho. Passe na parte afetada e deixe menos de 5 minutos, é só pra remover esse pigmento que ainda está superficial no seu cabelo.

O resultado:

Eu gostei muuuito do resultado, a cor ficou super viva, não ficou escura... pretendo fazer toda a parte da nuca da próxima vez <3
(Nessas fotos estou usando um gloss da paleta da Sephora, pessoalmente estava ok mas daí ficou com cara de manchado/escorrido... infelizmente esses glosses não são fotogênicos :/)

Por que dá certo?
Apesar de o turquesa ser uma cor que precisa de uma base o mais próxima do platinado possível pra pegar bem, ele possui muito pigmento verde, que é a cor que neutraliza o rosa. Quando há neutralização entre duas cores, a tendência é ficar o mais sem pigmento possível; dessa forma, a anilina turquesa neutralizou  e tingiu a mecha ao mesmo tempo.
Se você ainda tem dúvidas sobre isso, aqui eu já expliquei direitinho a neutralização de cores usando o amarelo e o roxo de exemplo.
Essa é a Estrela de Oswald, que mostra qual cor é o oposto da outra:

Se você deseja saber qual cor exata neutralizará a cor do seu cabelo, basta pegar uma foto dele e usar a ferramenta de inverter cor em qualquer programa de edição de imagens.
Esse verde neutraliza esse rosa e vice-versa.

Espero que tenham gostado!
Beijo e bom feriado, tenham um ótimo ano ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...