sábado, janeiro 3

Resenha tripla: Seleções de Livros

Oi, gente! Tudo bem?
Quem não é muito novinho deve conhecer esses livros de capa vermelha ou azul e letras douradas na lombada.


 Eu tenho três desses livros que minha vó ganhou em 97-98 por assinar a revista Seleções. Pra mim eles são muito especiais porque eu esperei vários anos pra ler, já que nessa época eu tinha 3-4 anos; até sabia ler mas não ia entender as histórias. Só fui ler livros adultos assim aos 10 anos.
 Quando eu era criança era maluca por leitura, lia literalmente tudo que me caía às mãos, até revistas antigas de receitas hahaha minha mãe realmente não dava conta de me comprar livros e gibis o bastante.

 Cada livro Seleções de Livros tem quatro histórias e o bacana é que eles pegam uma de cada tema, assim fica impossível não gostar ao menos de uma! Nesse post vou falar de E o céu se fez, Sentinelas do Apocalipse e Uma família para Kathy. Não vou falar de O gato que pegou um ladrão porque achei chato.

E o céu se fez (Then came heaven)
 Essa história parece familiar?
 Achei o máximo quando me dei conta de que Carinha de anjo é baseada nesse livro. E quem não amou essa novela, né?
 Todos os personagens são extremamente apaixonantes! As duas irmãzinhas são tão fofas quanto a protagonista da novela. No livro, o pai das meninas é zelador no colégio e, assim que sua esposa morre, é sufocado pelos 'cuidados' de seus parentes, que querem até arrumar logo uma nova esposa a ele pra dar uma nova mãe às meninas.
 Enquanto isso, a Irmã Regina, professora das duas meninas, quer ajudá-los mas as regras do convento a proibem até de abraçar as crianças. Isso a deixa muito abalada e ela passa a questionar sua escolha de ser freira... o que é uma grande batalha interna, porque ela realmente gosta da vida religiosa mas não concorda com alguns dogmas.
 Eu amo como o livro põe em discussão valores tradicionais de família e religião, mostrando que é possível encontrar o amor e a felicidade por meios alternativos. É uma história muito bonita, bastante romântica mas que não deixa de ter uma leveza em momentos engraçados. Eu gostei muito e recomendo a leitura.

Sentinelas do apocalipse (The Apocalypse Watch)
 Ludlum estava bastante em alta na época. Eu gostei desse livro, mas é preciso entender que as histórias sobre neonazistas são altamente surreais. Já começa com o agente Harry Latham conseguindo se infiltrar entre neonazistas e obtendo uma lista bombástica de nomes de simpatizantes do Quarto Reich. Mas Drew, seu irmão e o protagonista da história, acredita ser impossível que os neonazistas tenham sido burros o bastante pra acreditar em Harry.
 A partir daí, começa a investigar por conta própria, mais adiante recebendo ajuda da eficiente e misteriosa Karin DeVries. Dá pra chamar a história de "eletrizante", mas não acho que seja imperdível pra quem já leu vários livros do mesmo tema; alguns pontos da história não são muito bem amarrados.

Uma família para Kathy (A place for Kathy)
 Esse livro me chocou e emocionou profundamente. A história é maravilhosa, comovente na medida certa (sem sentimentalismo barato), e quando eu li pela primeira vez era menor que a Kathy.
 Logo nos primeiros capítulos do livro descobrimos que Grace Cameron, uma mãe viúva, tem AIDS. Todo o livro retrata a vida das Cameron a partir desse ponto: o preconceito sofrido, as consultas e novas medicações (mostrando, inclusive, cada contagem de leucócitos de Grace), as pessoas que elas conhecem e no mês seguinte não estão mais lá, e principalmente a procura desesperada de uma mãe amorosa por um lar onde deixar sua criança doce, inteligente e já órfã de pai quando o inevitável acontecer.
 Já li pelo menos três vezes e, mesmo já sabendo o final de cor, morro de chorar com ele. Dos três, é o meu preferido.

Quanto à qualidade do livro em si: maravilhosa. O meu tem algumas manchas porque minha mãe já deixou pegar umidade várias vezes. Mas ainda está perfeito pra ler, as folhas não soltam, a lombada não fica marcada e ele é levinho então mesmo sendo grande não é incômodo segurá-lo.


Espero que tenham gostado! Se vocês tiverem interesse eu resenho os outros dois. Eu procurei links mas não encontrei nenhum desses livros pra vender individualmente em português, mas você pode encontrar um livro exatamente igual ao meu em sebos, inclusive online :)
Beijo e bom sábado <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...