domingo, outubro 5

Tentando platinar - experiências

Oi, gente, tudo bem?
No meu último retoque de raiz eu resolvi fazer uma neutralização de cor no amarelo (ou seja, fazer um creme com pigmento roxo, mas não muito a ponto de colorir). Foi por curiosidade e fiz meio "nas coxas" mesmo hahaha
Mas acabei conseguindo chegar beeem perto do platinado, com a luz natural até consegui umas fotos que parecia que platinou (pelo menos pra olhos desatentos haha). Como esse é um evento extraordinário na minha vida, pois o meu cabelo nunca clareou tanto assim, vou contar pra vocês o processo.

Foto cortando o topo amarelado da cabeça, quem nunca?

Como estava com uma raiz enorme e só fui retocá-la, não descolori tudo mas o descolorante acabou pegando numa parte grandinha do cabelo.
No retoque anterior eu tinha usado a máscara Violet Moisturizing Mask da Charis sozinha, mas a neutralização de cor dela é gradativa (ou seja, não faz milagre num uso só e tem que ser usada continuamente). Comprei porque é loucamente pigmentada e achei que serviria pra fazer uma neutralização.

Violet Moisturizing Mask, a máscara violeta mais azul do mundo.
Não tenho dados o bastante pra resenhar essa máscara, aliás, porque não faço uso contínuo dela. Mas hidrata muito, muito bem o cabelo. Porém é cara e eu não compraria de novo.
Enfim, no retoque anterior, quando usei essa máscara sozinha, a neutralização do amarelo foi muito sutil. Daí dessa vez, notei que as partes que já estavam descoloridas e descoloriram de novo ficaram beem mais clarinhas do que o normal. Aí fiquei curiosa pra saber se chegaria perto de platinar se eu fizesse uma neutralização de amarelo.
Como vocês devem saber, o modo mais comum e eficaz de fazer isso é misturar umas gotinhas de VG em creme branco, deixando um lilás beeem clarinho. Pigmentos roxos neutralizam pigmentos amarelos graças ao princípio da Estrela de Oswald.

Como eu fiz a neutralização de amarelo?
Misturei 3 colheres dessa máscara da Charis + 3 colheres de uma máscara da Pantene + 2 "sprayzadas" de VG (dá umas 4 gotas) + 20 gotas de óleo de macadâmia + Yamasterol amarelo até chegar numa quantidade total de creme que pareça suficiente pro meu cabelo. Foi bastantinho, apesar de ser uma parte não muito grande que eu descolori, vocês sabem que o cabelo nessa hora absorve mais creme que o normal.
Deixei agir por 15 minutos (é o tempo de ação da máscara da Charis) e enxaguei. O resultado foi mais ou menos assim:


 Aí foi numa luminosidade bem baixa, pra poder mostrar bem todas as nuances, na luz ficou mais bonito como na primeira foto do post. Acabou dando uma manchadinha de azul e roxo em algumas mechas, outras ficaram branquinhas, outras loiro claríssimo, e ali bem na raiz, onde só descoloriu uma vez, ficou relativamente escuro apesar de ter neutralizado super bem o amarelão. É bem fácil de ficar manchadinho de roxo quando você vai fazer neutralização de amarelo (mas sai na próxima lavagem), principalmente se o cabelo ainda não está no tom certo pra platinar totalmente. Acredito que eu teria que ter feito mais uma descoloração ou usado ox de 40 volumes nas duas pra conseguir platinar uniformemente (uso 30 sempre). Isso, claro, no meu cabelo que é difícil de abrir depois de certo ponto. Mas achei que super valeu a pena fazer essa experiência, assim se um dia eu quiser platinar de verdade já tenho uma noção, né?
Além disso, quanto mais clara a base, mais viva a cor e maior a sua duração. Achei que meu roxo ficou beeem mais bonito dessa vez por ter sido passado numa base mais clara.

Fiz esse post principalmente pra mostrar que platinar é bem difícil, resseca o cabelo (dá pra ver que o meu não está tão bom assim), deixa fininho, precisa de paciência... e que tá ok se você não conseguir de primeira, mesmo que você já tenha bastante experiência com descolorir o próprio cabelo.
Tudo bem que o descolorante que eu uso (Amend violeta) não é muito potente, mas mesmo com um Blond Me ainda existe o risco de não ficar perfeitinho só com uma ou mesmo duas descolorações. Tem que ter calma e muito cuidado com o cabelo, mas o resultado compensa, né?

Luz natural, sua linda!

Espero que tenham gostado! Beijo e bom domingo <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...