quarta-feira, outubro 15

Outubro Rosa

 Oi, gente, tudo bem?
Se você acabou de chegar de Sedna e, como é muito fã do blog, a primeira coisa que fez foi abri-lo, deixa eu te explicar: Outubro Rosa é uma grande ação para conscientização sobre o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, mas que tem grandes chances de cura havendo o diagnóstico precoce.
Nesse mês, muitas blogueiras com talento pra maquiagem e fotografia chamam atenção para o tema fazendo tutoriais e galerias em tons de rosa. Eu, que não sou boa em nenhum dos dois mas sou estudante na área da saúde, achei que devia entrar nessa com um pouquinho de informação <3



Na frente do espelho, observe, com as mãos na cintura, o formato dos seios. Verifique se estão simétricos e se há algum tipo de anomalia nas auréolas e mamilos (pregas ou manchas, por exemplo). Faça o mesmo com os dois braços erguidos.
Com a mão esquerda na nuca, examine o seio esquerdo com a outra mão, com movimentos circulares das pontas dos dedos, começando na axila e indo em direção ao mamilo. Você pode fazer esta parte quando estiver ensaboada para deslizar melhor. Repita do outro lado.
Apesar de o indicador mais comum de um possível câncer de mama ser um caroço no seio ou axila, que pode ou não ser acompanhado de dor, também pode haver apenas engrossamento na pele da auréola.
O auto-exame é uma boa forma de encontrar caroços ou irregularidades (que nem sempre significam o começo de um câncer), mas não substitui um exame profissional, especialmente se você tem 40 anos ou mais!
Mulheres de todas as idades podem e devem fazer o auto-exame, já que pode haver propensão genética ao câncer de mama na sua família sem que você saiba, o que aumenta a chance de uma mulher jovem desenvolver a doença.

O exame clínico das mamas (ECM) é um método mais confiável e preciso que o auto-exame, porém só é feito por médico ou enfermeira habilitados, durante uma consulta. Por isso, em caso de qualquer coisinha diferente que você detectar, procure orientação médica! Independente disso, mulheres com casos conhecidos de câncer de mama na família devem fazê-lo anualmente a partir dos 35 anos, e todas as outras a partir dos 40.
Infelizmente ainda existem, em muitos lugares do mundo, mulheres que sentem vergonha de fazer esse exame, ou mesmo pais/maridos que não deixam. Isso é inadmissível e um dos objetivos da campanha é tentar quebrar essa ignorância que pode custar a vida de muitas mulheres.

 A mamografia é o melhor dos três métodos, pois pode identificar tumores de poucos milímetros. Isto significa que o câncer começará a ser combatido bem cedo, aumentando as chances de sucesso e de que se mantenha uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. Esse exame é uma radiografia da mama; não precisa ter medo, é um processo totalmente seguro e o incômodo causado por ele é rápido e completamente suportável.

• O câncer de mama é a principal causa para a morte de mulheres entre 40 e 69 anos.

• Em caso de histórico de câncer na família é possível fazer um teste que estima a probabilidade de uma mulher de desenvolver a doença. Caso seja maior que 40%, pode ser recomendada pelo médico a retirada do tecido mamário preventivamente, como fez Angelina Jolie.

•  Este procedimento é chamado mastectomia e pode ser total ou parcial. Ele não elimina completamente o risco de câncer, mas reduz drasticamente sua probabilidade.

• O tabagismo não está relacionado apenas ao câncer de boca, pulmão e estômago; é indicado também como um fator que aumenta a propensão ao câncer de mama.

• Também existe câncer de mama masculino! Embora não chegue nem a 1% dos casos, é necessário que também haja conscientização nesse sentido.

• O implante de próteses mamárias (silicone), desde que feito em condições de segurança e higiene, não aumenta o risco de câncer, mas pode dificultar o diagnóstico por toque (auto-exame ou ECM).

• Mulheres que já tiveram câncer de mama ou ovários e venceram a doença precisam continuar se cuidando! É imprescindível a realização de exames anuais para o resto da vida.


Claro que essas informações são pouquíssima coisa, menos que o mínimo que a gente precisa saber, mas o importante é abordar o assunto e tirar algumas dúvidas! Quem quiser se aprofundar um pouco pode consultar o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Acho super válido qualquer compartilhamento ou ação nas redes sociais pra dar visibilidade ao tema, mas a gente pode fazer sempre mais! Converse com as mulheres mais velhas da sua família, da sua rua, se puder leve algumas informações a locais mais carentes... às vezes pequenas ações nossas podem salvar a vida de várias mulheres <3
Espero que tenham gostado e, em caso de dúvida é só me perguntar, ok?
Beijo e boa quarta <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...