sexta-feira, setembro 5

Receita: Bolo Cor-de-rosa

Oi, gente, tudo bem?
Hoje vou ensinar uma receita muito maravilhosa que fiz pela primeira vez bem de improviso (pensei "hoje quero fazer um bolo gostoso", achei uma receita que me agradou e fiz). A receita em que eu me baseei originalmente levava cobertura de limão, mas optei por fazer uma cobertura deliciosa e facílima de morango! Se você não é muito fã de doces talvez ache enjoativo, mas dá pra fazer trocas (por exemplo, usar duas colheres de sumo de limão ao invés de Nesquik na cobertura)
As fotos foram tiradas com meu celular e ficaram péssimas e tremidas, mas dá pra ver como fica. Peço muitos perdões porque não me dou bem com essa câmera e na hora as fotos não pareciam ter ficado horrorosas, por isso não tentei tirar outras. Espero no futuro fazer esse bolo de novo e atualizar com fotos mais bonitas <3

Ingredientes - massa
♥ 1 garrafinha de leite de côco (200ml)
♥ 4 ovos
♥ 1/2 xícara de óleo
♥ 2 xícaras de açúcar
♥ 2 xícaras de farinha de trigo
♥ 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Considerações - massa
Você vai precisar de um liquidificador, uma fôrma e um forno. Se não tiver o tipo de fôrma que eu uso e recomendo (redonda com furo no meio) pode usar uma retangular, mas a massa vai ficar mais baixa e provavelmente menos macia. O tempo que leva pra assar também pode variar.
A receita original levava um ovo a menos, mas a massa ficou espessa demais no liquidificador e eu gostei muito do resultado depois de assado, obtive um bolo super fofinho e aerado.
Nessa massa usei óleo de soja, açúcar cristal e farinha de trigo sem fermento. Pode usar outro tipo de óleo e de açúcar tranquilamente. Se usar farinha com fermento, não acrescente mais fermento.
Se você quer uma massa menos doce, quase sem sabor, pode colocar só uma xícara de açúcar.

Modo de preparo - massa
Antes de começar, pré-aqueça o forno e unte com margarina uma fôrma redonda com furo no meio (pequena, mas alta). Polvilhe açúcar por cima da margarina e distribua uniformemente por toda a fôrma. Isso fará com que o bolo não grude e ainda forme uma casquinha crocante e doce.
Como vai ser rapidinho fazer a massa (uns 10 minutos), pode pré-aquecer na temperatura mais alta do seu forno, pra que ele esteja bem quentinho quando você for colocar a fôrma e o bolo asse no tempo certo.
Agora começa o preparo da massa, que não tem segredo!
No liquidificador, coloque o leite de côco, os ovos e o óleo e bata na potência máxima até incorporar os ingredientes. Acrescente a farinha aos poucos (coloca um pouco, bate, mais farinha, bate mais... isso vai evitar que a massa fique espessa demais e sobrecarregue o aparelho). Depois que colocar toda a farinha, acrescente o açúcar e o fermento e bata até obter uma massa homogênea.
Despeje a massa na fôrma com o auxílio de uma colher. A massa cresce bastante, então não deixe ultrapassar a metade da fôrma.
O meu bolo assou por 45 minutos a 180º. Não aumente nem diminua a temperatura do forno, mas a partir de 30 minutos assando já pode começar a espetar o bolo com um garfo. O garfo não precisa sair limpo, já que o bolo é bem macio e mole por dentro, mas também não pode sair com massa molhada.
Desligue o forno, deixe o bolo descansar lá dentro por pelo menos dez minutos e depois tire pra ele esfriar. É normal que fique superinflado e depois recue um pouquinho.
Deixe o bolo esfriando enquanto faz a cobertura (deve dar uns 10 minutos). Depois é só passar uma faca em volta do bolo pra desgrudar da fôrma caso tenha dado uma grudadinha e virá-lo em cima de um prato bem grande e limpo.
Com tudo pronto, vai ficar assim, ó:
 Bem branquinho, fofinho e fácil de desgrudar da fôrma. Não se preocupe, o seu vai ficar nítido.

Ingredientes - cobertura
♥ 1 lata de leite condensado
♥ 1 colher (sopa) de margarina
♥ 2 colheres (sopa) de Nesquik morango ou Sustagen Kids morango

Considerações - cobertura
Eu sei que nem todo mundo vai ter o Nesquik ou Sustagen. Considere fazer um beijinho comum (mesma receita, mas trocando o último ingrediente por meio pacote de côco ralado fino) que também fica ótimo.

Modo de preparo - cobertura
Coloque tudo numa panela anti-aderente em fogo baixo. Mexa bastante pra não grudar no fundo e nos cantos. Quando a mistura começar a encorpar está pronta. Não precisa deixar a cobertura espessar muito, ela esfria bem rápido e vai ficando difícil de trabalhar.

Montagem
Mais simples impossível! Use uma colher de sopa para espalhar a cobertura ainda quente no bolo (que vai estar morno também). A textura da cobertura permitirá que você consiga distribuir de maneira mais ou menos uniforme pelo bolo todo, mas vai ficar "justinho". Se quiser abundância de cobertura, faça uma receita e meia.

Fica assim:
Pode comer quente mesmo, colocar na geladeira, comer com sorvete, tomando leite... aliás, como vocês preferem comer bolo? Me contem hahaha

Quem fizer me conta, ok? E se quiser me mandar a foto do bolo também coloco aqui no post com os devidos créditos. Enfim, espero que tenham gostado mesmo com as fotos horríveis! Beijo e boa sexta <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...