domingo, junho 29

Superando a ansiedade por comida!

Oi, gente, tudo bem?
Eu estou super melhor num geral desde que comecei a dormir melhor e cuidar da minha ansiedade absurda por comida, especialmente doces e frituras (óbvio né, quem vai ter ansiedade por brócolis e quiabo? hahaha).
Hoje vou contar o que eu tenho feito (e tem dado muito certo), então esse post é pra você que, assim como eu, não precisa de muita comida pra viver, mas acaba comendo excessivamente porque é gostoso e ainda se frustra horrores quando não tem nada bom pra comer.


Eu já tentei de TUDO nessa vida pra não ficar ansiosa por comida, juro! Auto-controle foi o primeiro a falhar horrivelmente, aí procurava aquelas dicas furadas de "ai, come uma maçã que é doce". Isso dificilmente funciona, a não ser que seu nível de ansiedade seja muito menor que o meu, ou muito menos seletivo. Comigo deu errado porque meu corpo não é nada bobo e gosta é de açúcares refinados e gordura; consumir frutose só servia pra me deixar irritada por tentar me fazer de idiota e não conseguir.
Depois disso, tentei tomar um fármaco manipulado de extratos naturais mas ele só era bom mesmo pra regular a atividade intestinal, e se for pra isso eu compro Activia mesmo porque o troço era caro. E o pior de tudo é que tinha que tomar duas horas antes da hora de comer! Eu não tenho o menor controle sobre a hora que eu vou comer, porra!
Em seguida foi o Goji Berry, que não fez nem cócegas no meu organismo. Goji Berry é uma cápsula cujo interior é uma gelatininha que se expande no estômago quando você toma água, buscando dar uma sensação de saciedade. Aí você toma meia hora antes de comer pra comer menos. Na primeira semana, ele conseguia preencher meu estômago a ponto de eu não querer mais comer. Depois, acho que eu criei resistência e parou de funcionar. É dessas coisas que pessoas mais velhas equivocadíssimas na vida compram porque viram na tv, te dão e acham que é sua culpa por não funcionar, sabe?

Mas então eu comecei a pensar pra caramba e lembrei do óleo de linhaça dourada.
Essa é uma das muitíssimas coisas da vida com benefícios maravilhosos e gosto horrível. Masss felizmente existem cápsulas gelatinosas que tornam a vida muito mais fácil e elas são baratas! Encontrei as de 1000mg da marca Tiaraju (70 cápsulas) por menos de dezoito reais na Ultrafarma. Isso dura cerca de um mês, já que eu tomo duas por dia normal (uma antes de cada principal refeição) e três num dia seguinte a exageros em comidinhas gostosas.
Eu não sei se com o tempo o corpo acostuma com a linhaça, mas caso isso aconteça, existe também a versão de 1250mg (60 cápsulas por R$19).
Estou tomando há três semanas e confesso que eu sou tão irresponsável que esqueço uma vez ou outra mesmo que elas possam ser ingeridas até junto com a comida, mas ainda assim já percebo uma grande diferença!
Não só estou muito menos ansiosa com comida num geral, como também com açúcar, coisa que eu realmente nunca achei que aconteceria.



A linhaça dourada tem uma concentração altíssima de proteínas e ômega 3 e 6, ácidos graxos essenciais que o corpo não produz, o mesmo encontrado nos peixes (mas eu não como peixe nenhum). As proteínas ajudam muito a manter a saciedade do corpo sem deixar a gente fraca, mas as grandes estrelas nessa função são as "gorduras boas" presentes nesse óleo, que fornecem bastante energia ao corpo.
Eu estava num grande loop porque, desde que comecei a ser ansiosa com comida, sempre que eu ficava muito tempo sem comer, passava muito mal. Mas com a linhaça, em pouquíssimos dias, consegui acostumar meu corpo a ficar bem por várias horas sem comer nada, e quando comer, comer bem pouco (a não ser que seja algo muito gostoso, que eu mudei de "comer até sair numa maca" para "comer bastante a ponto de não precisar de outra refeição por umas doze horas").
Além de manter a saciedade e fornecer mais disposição, a linhaça, essa maravilhosa, ainda faz duas coisas com a gordura do seu corpo: age dentro dos adipócitos, as células amarelas que armazenam a gordura, combatendo o acúmulo de gordura nova, e reprograma seu metabolismo para ele queimar a gordura já existente no seu corpo.
Explico: um metabolismo padrão é programado para queimar sempre a reserva energética imediata (os carboidratos), o que foi recentemente ingerido. Isso acontece porque nosso corpo acha muito importante ter uma reserva de tecido adiposo (gordura, banha, pochetinha na barriga) para que possa gastá-la só em situações adversas, tipo se a gente cair num rio muito gelado, sabe? O corpo gasta muita energia para se aquecer quando sua temperatura interna abaixa a ponto de ser perigoso para as funções vitais.
Porém, quando você tem bastaaante gordura no corpo, não tem o menor problema em fazer o corpo queimá-la. A linhaça causa esse emagrecimento químico e, aliada a processos mecânicos (exercícios físicos), é um excelente emagrecedor. Meu principal objetivo com a linhaça não é emagrecer, mas estou achando ótimo. Já consigo notar alguma diferença, mesmo que seja só por desinchar.
Além de queimar gordura, ela também desincha a gente (evita a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino).
Existem tantos benefícios pra esse produto incrível, mas um dos mais importantes e que eu devia ter mencionado antes é que ajuda a reduzir o LDL (o colesterol ruim) e aumentar o HDL (o colesterol bom). Claro que nem toda gordinha/ansiosa por comida tem o LDL alto, mas eu tenho e estava muito preocupada com isso.
Felizmente a linhaça me induziu muitos hábitos alimentares saudáveis, acho que os únicos bons hábitos que eu não consigo adquirir são parar de tomar líquidos durante as refeições e parar de odiar legumes e verduras hahaha
Mas agora eu como pouco e só por fome e não fico mais com uma loucuuura por doces e frituras, só uma vez por semana já me contenta – e quem também tem essa ansiedade forte sabe que é uma frequencia muito baixa; antes, dependendo do estresse a que eu estivesse submetida, eu tinha uma vontade louca dessas coisas mais de uma vez por dia.
Antes de começar a tomar eu não fiz exame de sangue pra verificar o colesterol, mas no começo desse ano estava super alto mesmo, e eu espero que dentro dos próximos meses eu consiga pelo menos chegar ao limítrofe.
Ok, agora que já falei bastante sobre a linhaça (mas se você se interessou pesquise mais, há muito mais a saber sobre o assunto), vou falar um pouco do importantíssimo coadjuvante nessa batalha contra a ansiedade: Sustagen Kids!



O Sustagen Kids é um produto bem rico em vitaminas. Eu sou um pouco relutante com vitaminas sintéticas porque elas estão lá, mas não são amplamente absorvidas pelo organismo, mas esse produto não somente é uma delícia como mata a fome e faz com que eu me sinta muito bem depois de tomá-lo. Eu tomo o de morango, já que odeio coisas sabor chocolate e as coisas sabor baunilha geralmente não têm gosto. A lata tem 380g e custa R$19. Rende em média vinte leitinhos.
(A quantidade de três colheres de sopa para 200ml de leite recomendada pela embalagem é meio exagerada, uma colher bem cheia é o bastante).
E pode tomar todos os dias? Pode. Só não pode ficar tomando o dia inteiro e pular um monte de refeições. Eu geralmente substituo refeições intermediárias (tipo lanchinho) ou tomo no lugar da janta só se eu estiver muuuito cansada pra fazer comida e sem muita fome.
Os dois produtos juntos custam cerca de R$40 por mês mas estou pagando com um sorriso no rosto porque não somente tem sido muito bom pra saúde e pro meu bem-estar como também pro bolso, não fico mais comprando essas bobeirinhas que no fim do mês totalizam um valor absurdo, sabe?

Atenção: esse post tem por intenção auxiliar na busca por uma vida mais saudável e livre da ansiedade por comida, um problema psicológico que pode se tornar muito sério e prejudicial se não for controlado a tempo. Emagrecer e comer menos são conseqüências secundárias deste processo e não devem ser levados ao extremo de dar fraqueza e tontura. Quem me conhece sabem que eu não faço apologia nenhuma a magreza (muito pelo contrário) e aos distúrbios alimentares causados por conta dela.
O óleo de linhaça é um produto 100% natural e Sustagen Kids, um complemento alimentar que qualquer criança pode tomar sem necessidade de prescrição mas, na dúvida, converse com um médico sobre isso. Pode ser que, dependendo do seu grau de ansiedade por comida, uma terapia traga melhores resultados.

Espero ter ajudado, seus bonitos! Beijo e bom domingo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...