sábado, junho 21

sleepyti.me

Oi, gente, tudo bem?
Hoje vou dar uma dica importantíssima que muito provavelmente vai deixar sua vida beeem mais fácil.
Com certeza muitos de vocês sofrem de insônia ou têm um relógio biológico maluco, eu por exemplo fico descansadíssima se durmo entre seis da tarde e meia-noite, é o melhor jeito de eu não sentir sono pela manhã! Já o Pedro gosta de ficar acordado durante esse horário, a tarde e a madrugada, e só dormir de manhã, o que meu corpo acha um absurdo porque eu preciso dormir a maioria ou todas as minhas horas de sono enquanto está escuro.
Inclusive esse é o horário ideal para a maioria das pessoas, devido ao fato de a melatonina (hormônio do sono) ser secretada no organismo apenas no escuro. Durante o dia, mesmo com boas cortinas, não é possível reproduzir perfeitamente as condições de luminosidade da noite, além, obviamente, dos barulhos externos, de a temperatura mais alta do dia não favorecer o sono e vários outros fatores.

(A foto é daqui)
Confesso que me esforço bastante pra ler sobre como funcionam os ciclos de sono mas nenhuma das dicas convencionais funciona muito pra mim. Livros geralmente me acordam mais que ficar na internet perto da hora de dormir, por exemplo. Além disso, não consigo me adaptar a dormir oito horas seguidas, assim que eu acordo pra ir no banheiro eu já não consigo dormir mais (e se durmo de novo, demoro pra cair no sono e tenho horas ruins e que não me descansam, que acabam sendo horas perdidas do dia porque depois eu vou sentir sono de novo até desmaiar no sofá/cadeira).
Cada um tem sua rotina de sono e é preciso conhecê-la, compreendê-la e adaptá-la à realidade pra poder exercer suas obrigações. O sleepyti.me ajuda a calcular de um jeito super simples a hora certa de acordar de acordo com o horário que você pretende dormir, ou a hora certa de dormir de acordo com a hora em que você precisa acordar... depois que passei a programar meu sono com ele, descobri que menos pode muito bem ser mais!
O que eu amei nesse site é que ele não fica te dando lição de moral que tem que ir dormir cedo pra acordar cedo, não ter menos nem mais que oito horas de sono, não tomar Coca de noite, etc. É só uma calculadora que considera que cada ciclo de sono tem 90 minutos (e pelo menos os meus têm mesmo) e tudo o que você precisa fazer é se programar pra parar suas atividades cerca de meia hora antes da hora que você colocou, já que a média que uma pessoa demora pra adormecer é de 15 minutos, e o site calcula a partir do início do primeiro ciclo de sono.
Acho que vale muitíssimo a pena tentar calcular seu ciclo de sono pelo sleepyti.me por algumas noites e vê se há alguma melhora na sua disposição nesses dias ao acordar em um dos horários sugeridos por ele. A grande sacada da coisa é que é melhor você dormir quatro horas e meia (se for possível) e acordar ao fim de um ciclo de sono que dormir por cinco horas e meia e acordar no meio de um ciclo. Durante os ciclos a gente não acorda nem pra fazer xixi, ou se vai, vai dormindo e nem se lembra depois hahahah então não precisa se preocupar que as idas ao banheiro atrapalhem o cálculo.
Depois disso, pra ter uma ótima qualidade de sono, é só ajustar seus horários pra dormir pelo menos umas seis horas num período de 24 horas. É um grande erro achar que dormir por dez horas no fim de semana vai deixar tudo maravilhoso, eu inclusive acordo super cansada se faço isso. Procuro fazer quatro horas e meia de sono durante a madrugada e um pedaço da manhã (isso corresponde a três ciclos) e depois mais dois ciclos (três horas) no começo da noite e isso me deixa absolutamente ótima.
Outra coisa que super atrapalha meu sono é despertador, nossa, como eu odeio despertador! Meus melhores sonos são aqueles em que eu acordo naturalmente. Então, agora que eu já conheço a rotina de sono exigida pelo meu corpo, sei que vou acordar super boa depois de quatro horas e meia de sono e daí posso colocar o despertador pra uns dez minutos depois dessa hora, só pra garantir caso eu não acorde naturalmente, sabe?
E nos dias em que eu posso dormir mais, aumento um ciclo no soninho do começo da noite, que é meu preferido.
Com essas pequenas dicas dá pra mudar a vida, gente hahaha eu tenho baseado minha rotina toda no sleeptyti.me há um mês e estou muito mais disposta, só fico preguiçosa quando está muito frio mas isso realmente não tem como evitar, né? Espero sinceramente que esse post ajude vocês a dormir melhor, o que está intrinsecamente ligado a viver bem!

Infelizmente pra insônia eu não tenho nenhuma dica boa, existem várias dicas científicas mas eu só consigo pensar em dizer: seja irmã da Docinho.
 
Beijos e bom fim de semana!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...