domingo, junho 22

Lições de cozinha

Oi, gente, tudo bem?
Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas do que fazer ou não fazer na cozinha! Algumas são coisas ensinadas pela vovó ou minha mãe, outras pela química, e outras ainda aprendidas na prática estragando uma refeição inteira. Espero que ajude <3

Nunca use farinha de trigo com fermento, a não ser que a receita peça explicitamente.
 Essa é uma dica absolutamente importante, inclusive o que me motivou a fazer o post. Hoje queria muito bolinho de chuva e só tinha farinha com fermento. Fiz mesmo assim e... eles incharam demais e encharcaram, já que não tinha massa o bastante pra preenchê-lo todo (só ar) e nesse espaço de ar entrou muito, mas muito óleo. Isso também vale pra receitas assadas, que não vão encharcar mas vão murchar e ficar ressecadas.

Antes de preparar o arroz, deixe-o de molho por pelo menos quinze minutos.
Minha vó que ensinou essa: deixar o arroz de molho não só rende mais (já que absorve um pouco da água) como também fica mais soltinho. Basta colocá-lo num recipiente, colocar água no mínimo até cobrir ele todo e esperar um pouco. Depois é só escorrer bem a água e prepará-lo normalmente.
Para deixar ainda mais soltinho, depois de pronto deixe descansar por pelo menos cinco minutos na panela sem tampa.
Ah, já esqueci o arroz de molho por três, cinco horas, e deu na mesma que deixar quinze minutos.

Faça calabresa em água e azeite.
Minha mãe sempre fez assim e eu acho o melhor jeito ever: corte o gomo de calabresa cuidadosamente, deixando as fatias o mais fininhas possível com uma faca bem afiada (o que dá um pouco de trabalho mas compensa). Coloque numa panela azeite e água, na proporção de 1 para 3, e toda a calabresa por cima. Tampe e deixe em fogo médio a alto. Dentro de uns três minutos, a maioria da água já vai ter evaporado e a calabresa vai estar mais ou menos cozida.
Destampe, abaixe o fogo e mexa constantemente até todas estarem com um aspecto crocante. Esse processo primeiro as cozinha, evitando que queimem, fiquem duras ou cruas.
Pode colocar cebola se quiser e fazer do mesmíssimo jeito, mas com um pouco mais de água e azeite, seguindo a proporção.

Frite ovo na margarina e orégano.
Essa eu desenvolvi sozinha e francamente estou muito orgulhosa porque fica ótimo! Nunca fui grande fã de ovo frito, mas feito desse jeito fica uma delícia.
Coloque 1/4 de colher de sopa de margarina na menor frigideira que você tiver e derreta-a em fogo baixo. Jogue orégano sobre a margarina derretida e coloque o ovo normalmente. Polvilhe sal com cuidado antes que ele endureça para que não fique salgado apenas superficialmente.
O gostinho diferente faz a maior diferença do mundo, arroz com uns dois ovinhos fritos vira uma refeição maravilhosa <3

Amacie bife com sumo de laranja.
Depois de temperar o bife, jogue sobre ele o sumo de duas a três laranjas, tomando cuidado pra não deixar as sementes caírem (a primeira vez que fiz isso não prestei muita atenção, depois fui comer o bife e mordi aquela coisa amarga horrível). Misture tudo direitinho e esqueça da existência do bife por umas duas horas.
Também é possível usar abacaxi, kiwi e até mesmo vinho ou cerveja com esse propósito. No caso das frutas, é preciso batê-las no liquidificador com água e jogar esse suquinho nos bifes. No caso das bebidas, haverá alteração no sabor da carne depois de pronta, mas se você gosta do sabor dessas bebidas, não custa tentar.
O amaciamento acontece porque esses alimentos são ácidos (o pH da cerveja, por exemplo, é 4) e em contato com a carne, liberam enzimas que quebram as cadeias musculares dela. Minha mãe fazia um frango assado na cerveja divino muitos anos atrás mas eu nunca me toquei que era tão bom por causa disso!
É por esse princípio que a gente comumente coloca limão ou vinagre nas carnes quando as tempera, mas por algum motivo eles não são tão eficazes pra amaciar quanto a laranja.
Batendo o bife dos dois lados e depois deixando marinar no sumo de laranja, dá pra deixar qualquer carne baratinha com jeito de comida boa!

Espero que tenham gostado das dicas, seus bonitos! Beijo e boa semana <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...