quinta-feira, junho 26

Sal x Petrolatos x Parabenos

Oi, gente, tudo bem?
Achei que eu deveria esclarecer um pouquinho sobre produtos sem sal, sem petrolatos e sem parabenos, vamos aprender?

Sal
Ultimamente parece que as pessoas estão super demonizando os shampoos com sal, mas ó: já digo que esse é o menor dos seus problemas.
Um shampoo sem sal é um shampoo sem adição de cloreto de sódio, o sal de cozinha, responsável por fazer bastante espuma. No entanto, isso não significa que ele é livre de outros sais que são piores para o cabelo.
O grande benefício dos produtos sem cloreto de sódio é: desbota menos o cabelo tingido. Se você já molhou seu cabelo no mar sabe que isso não causa nenhum dano estrutural nos fios (tipo enfraquecimento por perda de queratina), só um ressecamento que é fácil de reverter. Isso devido à quantidade absurda de sal no mar; seu shampoo com sal tem uma porcentagem muuuuuito menor sal.
Outra coisa importante: se você nota que seu cabelo cai mais na praia que o normal, use bastante protetor solar capilar no couro cabeludo. É o sol fritando a sua cabeça que causa isso, não o sal do mar. Se você quer um shampoo mais saudável para os fios, procure um sem sulfatos.

Parabenos
Parabenos são conservantes.
Há uma grande polêmica em torno destes compostos (que são utilizados não somente em cosméticos, mas em medicamentos e até em alimentos) pois são apontados como substâncias potencialmente carcinógenas.
("Carcinógeno" é o que pode causar câncer; "cancerígeno" refere-se a uma célula com câncer).
Mas que fique claro uma coisa: praticamente tudo que nos cerca pode ser chamado de potencialmente carcinógeno. O câncer é uma doença conhecida e estudada há pouquíssimo tempo e portanto, na maior parte dos casos, só se pode teorizar sobre o potencial carcinógenos de uma substância, já que as mutações celulares podem demorar dezenas de anos para acontecer, sem contar que estamos expostos a um sem-número de substâncias ao longo da nossa vida e, excetuando-se os elementos altamente radioativos, que causam uma mutação celular muito rápida, e algumas substâncias que deterioram o organismo em poucos anos, como o cigarro, não se pode dizer com certeza que algo aumenta a propensão ao câncer.
Mas, fora essa polêmica, é preciso dizer que os parabenos, principalmente se ingeridos ou em contato prolongado com a pele (como em desodorantes e hidratantes corporais), podem causar anomalias endócrinas (atividade hormonal desregulada); além disso, poluem a água. Como é difícil encontrar outros conservantes menos maléficos e que tenham um custo razoável para a produção e venda, atualmente a melhor alternativa é procurar produtos mais naturais, sem conservantes.

Petrolatos
Petrolatos são subprodutos do petróleo. Encontrados sob o nome de petrolatum, mineral oil e paraffinum liquidum, são amplamente usados em cosméticos capilares, faciais e corporais, devido ao baixo custo e a sensação de hidratação a curto prazo. Isto ocorre porque o petrolato é um lubrificante natural, que dá a impressão de cabelo mais nutrido e desembaraçado, pele mais macia... no entanto, a médio e longo prazo, ele encapa o fio de cabelo, impedindo a entrada de água e retendo sujeiras, daí a necessidade de usar um shampoo antirresíduos (de pH alto - leia sobre pH aqui) para limpar profundamente os fios.
Como vocês sabem, hoje em dia existem várias opções de shampoos, condicionadores, máscaras para todas as etapas do cronograma e finalizadores que não levam petrolatos na composição. E, felizmente essa indústria natureba tem crescido, deixando esses produtos mais acessíveis.
Os petrolatos também são prejudiciais à pele, podendo levar ao entupimento dos poros e envelhecimento precoce com o uso contínuo em peles mais sensíveis. Não são tão ruins pra pele quanto pro cabelo.
Não confundir petrolatos com silicones insolúveis! Apesar de ambos encaparem os fios, os silicones são substâncias sintéticas, derivadas do silicato. Para identificá-los na composição dos seus produtos e evitá-los, verifiquem essa lista feita pela maravilhosa Marianna do blog Fofúrias.

Enfim, gente... existe um mundo de informações sobre essas coisas ainda a serem compartilhadas, muitos estudos científicos e textos excelentes de blogueiras que tentam transcrevê-los em linguagem mais simples, mas acho que consegui abordar todos os pontos mais básicos desses três tipos polêmicos de substâncias, espero que tenham aprendido <3
Beijo e boa quinta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...