Bom, estamos sempre falando sobre cronograma capilar, shampoos, cuidados na praia... mas todo mundo sabe que, sem finalizar direitinho, boa parte do nosso trabalho está perdido. Não adianta lavar o cabelo com John Frieda, fazer cronograma com Kérastase e finalizar com Kolene, né?
Eu tenho quatro tipos diferentes de finalizadores, cada um pra uma necessidade, e acho que eles me atendem bem. Vamos aprender?
Esse é o mais importante de todos! Mesmo que você não use secador e chapinha com frequencia, é indispensável que você tenha um bom protetor térmico quando for usar. Além disso, dá pra usar protetor térmico cotidianamente, já que a maioria possui filtro solar também. O meu é o Straight Hair da K.pro e você pode ler a resenha dele aqui.
Procure sempre comprar protetores térmicos em creme, existem muitos ótimos protetores térmicos em óleo mas a maioria deles são caríssimos. Prefiro não arriscar um mais barato e fritar o cabelo todo.
Onde e como usar? Nos cabelos úmidos, exceto raiz, antes do secador, ou nos cabelos secos, exceto raiz, antes da chapinha. Se você for secar e fazer chapinha logo em seguida, não é necessário reaplicar.
Leave-ins com proteção solar, além de indispensáveis na praia, fazem uma diferença maravilhosa se você usa diariamente, a não ser que você more fora do Brasil, claro. O sol resseca os cabelos de uma forma bem perceptível.
Pra quem não entende muito, fica tranquila: protetor solar pra cabelo não tem aquela textura pegajosa de Sundown, é um leave-in como qualquer outro.
Onde e como usar? Uso após todas as lavagens, com os cabelos úmidos, no comprimento todo.
Aplique nos cabelos secos antes de entrar no mar ou piscina.
O reparador de pontas também pode ser aplicado depois da escova/chapinha, mas pouquíssimo também.
Onde e como usar? Eu uso apenas nas pontas depois de passar o protetor solar, também após todas lavagens. Quem não tem cabelo oleoso pode passar com mais frequencia, mas até o cabelo mais seco do mundo vai ficar horroroso com excesso.
Um creme bem levinho pra pentear o cabelo quando ele estiver seco, sem deixar oleoso. Atualmente uso Yamasterol amarelo mesmo, mas um que já usei um tempão e amo é o Leite disciplinador Lis-in, ele é super leve, dá bastante maciez e tem um cheirinho ótimo de maçã.
Onde e como usar? Em todo o comprimento, com os cabelos secos, antes de pentear. Desembarace com os dedos antes de passar o pente pra minimizar a quebra dos fios.
Existem alguns produtos que prometem várias ações milagrosas, como por exemplo o Uniq One, da Revlon, que eu vou deixar vocês mesmas pesquisarem o preço. Apesar de produtos como esse oferecerem resultados múltiplos e serem mais práticos que usar três ou quatro produtos diferentes, eu acredito que é melhor ter mais trabalho, porque o cabelo tem necessidades diferentes em momentos diferentes.
Além disso, dêem uma olhada nesse post que explica cada ingrediente ativo do Uniq e mostra que, dos dez benefícios que ele promete, quatro são impossíveis de serem cumpridos pela formulação dele, inclusive a proteção térmica. Quem lia o Cosmetic Chemistry sabe que a autora do texto é estudante de química e não fala bobagem.
E não é contra-propaganda desse produto, viu, lindezas? Peguei ele de exemplo pra poder mostrar esse post, e principalmente pra provar que nem sempre o produto mais caro é melhor. Podem ter certeza que se um dia inventarem um produto caro que reúna tudo de bom pro cabelo e dispense os outros vou ficar três anos sem comer pra comprá-lo e recomendar que vocês façam o mesmo hahahaha mas no momento desconfio da maioria dos produtos que prometem benefícios demais.
Por hoje é só, bonitos! Espero que tenham gostado do post, e em caso de dúvidas não hesitem em entrar em contato comigo, okay?
Não deixem de responder a pesquisa de público, as perguntas são simples mas são importantíssimas pra eu saber mais sobre o que vocês gostam e também pra gerar estatísticas pro midia kit.
Beijo e bom fim de semana ♥