sábado, novembro 14

Receita: sequilho de leite condensado

 Oi, gente!
 Eu tô sempre meio triste que aqui em São Paulo não existe padaria boa. As mais caras são bem mais ou menos, parece que as coisas são feitas sem capricho, sabe? Por isso fiquei extremamente feliz quando encontrei essa receita, que tem a maior cara de infância no interior.


 Essa receita é do Panelaterapia e você pode assistir o vídeo aqui, é super didático e fácil. Eu me baseei no vídeo e deu tudo certo, só dobrei a receita. Vou transcrevê-la incluindo algumas dicas adicionais pra quem, como eu, é super insegura na cozinha:


Ingredientes:
- cerca de 450g de amido de milho (Maizena)
- 1 lata ou caixa de leite condensado (395g)
- 2 gemas peneiradas
- 160g (cerca de 13 colheres de sopa) de margarina*
- farinha de trigo pra ajudar a dar o ponto

*A Tati recomenda que a margarina seja 70% lipídeos. Eu tinha 65% e 80% em casa, usei a 80%.

Modo de preparo:
 A receita pede margarina derretida, então a primeira coisa que você vai fazer é colocar a margarina numa panelinha (eu usei uma leiteira pequena) e ligar o fogão no fogo baixo. Vai derreter bem rapidinho, você só precisa mexer pra não começar a ferver nas laterais. Reserve pra usar quando estiver mais fria.
 O próximo passo é separar as gemas e claras. Eu e o Pedro fizemos esse vídeo super simples ensinando a separar rapidinho:


 Em seguida, peneire as gemas pra tirar aquela placentinha. Agora é só juntar todos os ingredientes num recipiente grande (exceto a farinha de trigo, que a gente vai colocar depois conforme precise). Você começa colocando 450g de amido de milho, mas pode precisar de um pouco mais pra dar o ponto.

 Inicialmente a massa é mexível com colher, mas quando começar a ficar difícil, vai ser preciso colocar as mãos. Fica super grudento, mas após umas 3 colheres de farinha de trigo, desgruda facilmente. Eu coloquei a farinha de trigo e a massa ficou quase totalmente sem grudar, aí terminei de dar o ponto colocando maizena aos poucos, misturando, colocando mais.

 Agora é um momento muito importante da receita: colocar na geladeira por 15 minutos. Eu acabei esquecendo por 25 minutos mas achei bom porque estava com a impressão de que a massa estava mais molenga do que deveria. Gente, a massa vira outra pessoa! hahahaha
 Sério, a massa fica super fácil de trabalhar, não gruda em nada, dá tranquilamente pra abrir e trabalhar com moldes. Não pule o passo da geladeira.
 Fiz meus sequilhos com a espessura aproximada do molde (uns 2cm de altura) e ficaram perfeitos. Se você não tem molde, faça bolinhas achatadas com as mãos.
 Preaqueça o forno a 180° quando começar a moldá-los e asse na mesma temperatura por 15 minutos. Eu assei usando as duas grades do forno e tive que deixar por mais tempo os que estavam em cima; os que estavam embaixo saíram direitinho no tempo certo. Você vai saber que tá pronto quando der uma cutucadinha em cima e a massa não afundar, e/ou quando conseguir ver o fundo douradinho.


 Deu uns 50 sequilhos. Coloquei num pote de vidro e deixei esfriar antes de tampar bem (eu não comi na hora porque não gosto daquele gosto de massa quente hahaha). O sabor é incrível, docinho na medida certa, e por conta de a base ser maizena, derrete na boca. É um lanchinho perfeito.
 Pode ficar por até um mês em pote bem fechado, mas é tão gostoso que aqui em casa só durou um dia.

 (Dessa vez não fotografei o passo-a-passo detalhado porque já tinha vídeo da receita)

 Espero que tenham gostado ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...