sábado, novembro 28

Livro: Como me livrar de Matthew

 Oi, gente! Faz tempo que eu não falo sobre livros aqui no blog, né?


 Esse livro eu comecei a ler pela primeira vez lá pra 2008, quando era super comum as pessoas da internet digitalizarem livros que possuíam e disponibilizarem download no finado orkut. A diagramação não existia, tinha muito erro de digitação (e de tradução, quando era o caso), mas ainda assim consegui ler um monte de livros que amo até hoje assim. Esse não.
 Eu tinha só 14 anos, então não consegui que a narrativa de uma mulher de quase 40 me prendesse. Tenho a impressão de que eu achava que as pessoas de mais de 30 já tinham que ter uma vida estável com filhos e etc. Mas recentemente vi ele por R$10, lembrei vagamente que eu queria ler e comprei.

 Enfim, tudo isso pra começar a explicar a história do livro: Helen é uma mulher de quase 40 anos que tem um emprego que não gosta, não tem uma casa legal, só tem uma amiga... a única coisa que ela tem na vida é um caso há 4 anos com o chefe dela, que é casado. Ela passou todo esse tempo esperando pelo momento em que ele ia se separar da mulher, mas de repente é ela que está fazendo de tudo pra se livrar dele.


 O livro é conduzido com muita leveza e sinceridade, de um jeito que a gente repreende a Helen na nossa cabeça mas gosta dela mesmo assim (tem várias circunstâncias atenuantes). Todos os personagens, por mais insuportáveis, são gente super real, que com certeza existem pessoas bem parecidas ao nosso redor. Eu adoro isso, principalmente em livros que contam histórias cotidianas fica super forçado quando tem gente boazinha demais ou má de um jeito muito fora do comum, sabe?

 Eu não quero dar nenhum spoiler da história (nem os que são dados na quarta capa, que eu evitei olhar até terminar a leitura), então vou dizer que a história é totalmente cheia de reviravoltas. Eu deitava pra ler e o tempo passava super rápido, a história fluía de um jeito excelente que fazia ficar difícil parar e ir dormir.
 Mesmo que a sua vida amorosa não se pareça nada com a da Helen, é fácil ter empatia com ela por outras coisas, tipo sentir que a vida nunca vai pra frente, que não tem ninguém com quem contar, que sempre faz a coisa errada e quando vai consertar se enrola ainda mais, etc.


 Eu gostei muito do livro porque gosto de histórias engraçadas, que poderiam ser reais, e bem objetivas. Se você procura romantismo ou uma coisa mais profunda sobre traição, vai se decepcionar. Aviso também que a linguagem é bem inapropriada, é uma das coisas que as pessoas mais reclamam no Skoob. Pra mim chick-lit é assim mesmo e eu até acho forçado quando não tem.

 Enfim, recomendo pra quem se encaixa no público desse livro. Comprei o meu bem baratinho numa feira, mas ele está R$30 na Amazon, foi o melhor preço que achei online :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...