segunda-feira, março 16

Receita: pudim de leite

 Oi, gente! Tudo bem?
 Minha mãe sempre teve o hábito de fazer uma sobremesa no sábado à noite pra gente comer no domingo. Pudim, pavê, salada de frutas com leite condensado, doce de leite caseiro, mousse de manga, brigadeiro... eu sempre ficava ansiosa pros domingos chegarem e eu poder comer um almoço mais caprichado e depois um docinho maravilhoso. Sempre que faço aqui alguma receita clássica da mãe ou da vó, mato a saudade de casa.
 Essa receita foi aprimorada por ela ao longo de anos e é o melhor pudim que já comi na vida!


 A única adaptação que eu fiz foi fazer uma receita e meia da original. Estava pensando em postá-la pra vocês há séculos, mas queria poder ilustrar com fotos. O Pedro tirou todas pra mim.

Ingredientes:
- 3 caixas/latas de leite condensado
- 400g de creme de leite (duas caixinhas)
- 5 ovos

É só isso, juro. Eu não tinha duas caixinhas então usei uma lata (300g) e meia caixinha.


 Fora os ingredientes do pudim, você vai precisar de água e açúcar pra fazer o caramelo. Você pode fazê-lo seguindo alguma receita de sua preferência, mas eu vou ensinar como fiz o meu:
 Coloque 8 colheres de açúcar na fôrma de pudim vazia e espalhe para que cubra todo o fundo. Coloque 100ml de água por cima e acenda o fogo. Eu gosto de fazer o caramelo direto na fôrma porque sempre que tento fazer em outra panela, na hora de transferir já endureceu.
 Se você tem medo de queimar, faça sempre no fogo baixo, mas demora um pouquinho. Mexa sempre e não deixe empelotar açúcar. Vai ficar borbulhando mas você já pode desligar o fogo assim que enxergar que o líquido está amarelinho por baixo das bolhas (gosto do caramelo bem clarinho).

Açúcar → começando a ferver → caramelo pronto

 Agora deixe o caramelo quieto e ligue o forno (precisa pré-aquecer por pelo menos 10 minutos, na temperatura máxima).
 Pegue um recipiente bem grande e coloque os ovos. Esse pudim não vai no liquidificador, você só vai incorporar os ingredientes levemente usando uma colher comprida.
 O recipiente precisa ser bem grande mesmo, viu? Vai ter mais de um litro e meio de pudim e precisa ter espaço pra não transbordar. A colher nas fotos abaixo parece pequena mas é imensa.
 Depois de colocar os ovos e misturar claras e gemas, coloque o creme de leite e misture nos ovos até ficar bem homogêneo. Por último, acrescente o leite condensado (misture a cada lata/caixa acrescentada, fica mais fácil).


 Despeje a mistura sobre o caramelo e cubra a fôrma com papel alumínio.
 Pegue uma fôrma retangular ou redonda bem grande e coloque água nela até a metade. Coloque-a no forno e coloque a fôrma com o pudim sobre ela.
 Minha mãe costuma assar nos primeiros 15 minutos no fogo alto, a meia hora seguinte no fogo médio e depois deixar no fogo baixo até a hora de desligar. Eu deixei assar por duas horas a 230º maaaaaas meu forno é meio ruim, então à partir de uma hora assando você pode começar a conferir. Ele deve estar com consistência de gelatina, não vai endurecer mais que isso e se assar muito acaba ficando ressecado. Se você gosta de pudim mais macio e sem furinhos, tire quando ainda estiver branco. Se você prefere pudim com furinhos, espere a parte superior estar levemente amarelada.
 Assim que terminar de assar, tire do forno com cuidado e deixe esfriar fora da geladeira um pouco; pra não atrair formiga, deixe a fôrma do pudim dentro da fôrma com água e coberta com um pano. Leve para a geladeira por umas oito horas (sempre faça pudim de noite, dói menos esperar dormindo hahaha).

 No dia seguinte, passe uma faca em todo o contorno do pudim e vire num prato maior que a fôrma:

 Rende pelo menos oito porções muito generosas e certamente todo mundo que comer vai amar <3
 Também tenho uma receita maravilhosa de pudim que não vai no forno e prometo que um dia divido ela com vocês.
 Espero que tenham gostado! Beijo e boa segunda ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...