quinta-feira, janeiro 22

Agatha Christie - Obras menores

Oi, gente, tudo bem?
Não tem jeito, sempre que eu vou falar de livro aqui, eu falo de AC. Claro que eu já li centenas de outros livros na vida (dá uma olhadinha aqui no meu Skoob), mas já tem mais de um ano que estou com essa meta de ler todos os livros da minha autora preferida antes dos meus 30 anos... eu tenho 20 então tá tranquilo, hahaha
Hoje vou falar sobre cinco livros que eu considero obras menores. O que são obras menores?
Outras pessoas podem ter definições diferentes, mas pra mim e nesse contexto, são aqueles livros que não são nem tão famosos nem tão geniais, mas merecem um certo destaque; seguem uma espécie de padrão em relação a outros livros da autora e/ou outros livros do gênero policial, mas ainda são capazes de fascinar um leitor que não consiga identificar esses padrões; e já digo que em nenhum acertei o verdadeiro assassino, todos me fizeram de boba!
"Obras Menores" não é um nome que dou pra desmerecer esses livros, mas justamente pra falar que são muito bons mesmo que poucas pessoas os mencionem; valem a pena ser lidos. Esses livros podem não inovar na estrutura mas sim têm uma construção de história maravilhosa.
Ah! Como vocês devem ter notado no vídeo que fiz recentemente falando de dez outros livros da autora, eu não sou muito boa em falar da sinopse, falo mais das minhas impressões. Não sei se isso é chato, mas sinopse é sempre a mesma, as impressões é que são únicas.

Treze à mesa
Esse é um livro que merecia bem mais destaque. A grande problemática da trama é: um homem é assassinado, e a principal suspeita é sua esposa, que quer pedir-lhe o divórcio e que inclusive foi vista na cena do crime... mas que estava ao mesmo tempo num jantar com outras doze pessoas em outro lugar longe dali!
A obra gira em torno dessa absurda contradição, com alguém sempre mencionando a superstição de que quando há treze pessoas à mesa algo horrível vai acontecer.
Os personagens são bastante complexos, gosto quando são trabalhados assim. Poirot mais uma vez resolve um caso que parece impossível de um jeito brilhante.
Bônus: o episódio da série de tv Poirot é bastante bom e não faz muitas alterações na história.


A testemunha ocular do crime
O que você faria se, sabendo-se uma pessoa sensata e que não tem alucinações, visse pela janela do trem um homem de costas cometendo um assassinato no trem que vem no sentido oposto?
Elspeth McGillicuddy, coincidentemente a caminho de ir visitar sua amiga Miss Marple, passa por essa situação e não é acreditada por mais ninguém.
Pra quem não sabe, Miss Marple é a segunda grande detetive criada por Agatha.
A nossa querida detetive é brilhante nesse livro e o final é espetacular. Só tem alguns trechos no decorrer do livro que me parecem meio inúteis e desconectados da história, parece que a Agatha foi longe demais pra confundir a gente sobre a identidade do assassino hahaha




O mistério Sittaford
Eu sou grande fã desse livro, mas há controvérsias. Muita gente acha o final óbvio, mas eu acho super genial!
Gosto muito que rola um "jogo da mesa girante", uma espécie de jogo do copo muito popular no começo do século passado. Nesse jogo é anunciada a morte de um capitão Trevelyan, que está razoavelmente longe do local onde isso acontece, num dia em que a locomoção está totalmente prejuidicada pela neve. O melhor amigo do capitão, preocupado com essa mensagem sombria, resolve ir, mesmo na nevasca, ver se está tudo bem.
Quem já leu Noite sem fim, O cavalo amarelo, E no final a morte e outras obras com um toque sobrenatural sabe que elas valem muito a pena!



Um corpo na biblioteca
Com Miss Marple, pra mim é um livro muito chocante e sentimental. No entanto, consegue manter uma leveza durante as investigações, que começam quando um coronel Bantry encontra o corpo de uma jovem na biblioteca de sua casa. A história de como o corpo vai parar lá é muito boa e não fica nada forçada.
Os personagens são profundos e bem desenvolvidos, e mesmo os piores mostram um lado muito verdadeiro. Os livros da Miss Marple são assim, mais psicológicos, e eu gosto muito. Pra mim é um dos melhores com ela.


Encontro com a morte
Tome um momentinho pra apreciar essa capa raríssima.
Esse livro está na lista por dois pontos muito importantes: o cenário (Jerusalém) e o dilema moral.
Conta a história da família Boynton, em que pessoas jovens e saudáveis vivem sob uma ditadura moral e psicológica da chefe da família, que é uma das pessoas mais horrorosas que Agatha já criou (Deus me livre citar nomes dos outros TOP DEMONHOS pois é spoiler fortíssimo, mas me perguntem se quiserem). Quando ela é assassinada, Poirot passa a investigar um dos crimes que mais desejei que o culpado não fosse punido por expurgar a sra. Boynton do mundo.
Me roí de raiva e revolta do começo ao fim. A solução é simples e inteligentíssima.


Espero que tenham gostado da lista e se interessado por ler algum ou alguns desses livros! Beijo e boa quinta <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...