domingo, novembro 30

Tatuagem - um pequeno guia

 Oi, gente, tudo bem?
 Eu não sou nenhuma autoridade no assunto, muito pelo contrário; tenho uma única tattoo bem pequena que fiz há 4 anos, mas como mesmo assim muitas pessoas que a vêem perguntam algumas coisas, resolvi fazer esse post pra falar um pouco da experiência de tatuagem num geral.

Muito amor por essa Ankh e Olho de Rá <3 (e a da direita também que liiiinda)
Dói?
Eis a grande questão!
Infelizmente, dor é uma coisa muito pessoal pra alguém responder com precisão se algo dói ou não... mas além de depender da pessoa, obviamente, depende do lugar. Dá uma olhada nesse mapa corporal:
 
A minha fica na área amarela/laranja, e minha experiência foi bem tranquila. Inicialmente mal dava pra sentir; depois de um tempo dá só um incômodo porque a pele está mais sensível, parecia que estavam passando uma ponta de lápis dezenas de vezes em mim hahaha
(porque meio que é isso)
Ou seja, incomodou um pouco, mas completamente suportável e tranquilo, e olha que eu sou intolerante a dor. Se você pretende ter várias tatuagens, comece com algo pequeno numa zona de menor dor, só pra ver como funciona e estar mais preparada nas próximas. Tenha bastante calma, você tem a vida toda pra encher seu corpo de desenhos.

Desbota?
  Num geral, sim. A minha está bem menos pretinha do que era inicialmente. Talvez daquela época pra cá as tintas tenham melhorado, mas esteja preparada pra possibilidade de desbotar, mesmo que você tatue num estúdio bom.

Um mês depois de feita. Foto com péssima qualidade de 2010 rs
Foto atual.

A escolha do local
Consulte amigos, grupos do facebook, sites que dão notas pra estabelecimentos... hoje em dia não tem desculpa, é muito fácil pesquisar se algo é bom! Sempre escolha o melhor que couber no seu bolso e, se estiver meio pobre, espere. Você está marcando seu corpo pro resto da vida, faça num local competente e higiênico.
Eu me tatuei com o melhor tatuador da região, e como eu morava no interior ele não era exatamente um artista brilhante, mas era bom, o estúdio era super limpo e tudo mais. Rolava até uma fila de espera longa, eu marquei com uns três meses de antecedência.
Também consulte com clientes do seu tatuador se ele tem "mão pesada". Um cara que pega muito forte na agulha acaba fazendo doer mais do que deveria.
Minha mãe tatuou em outro estúdio mais ou menos na mesma região do corpo que eu, e doeu horrores porque o outro cara usava mais força que o necessário. Duas amigas fizeram piercings com esse outro e relataram também sentir dor excessiva por isso. Não adianta o cara desenhar legal e ser limpinho mas te matar de dor, né? Sem contar que pode aumentar o tempo de cicatrização por machucar mais a pele e, acredite, você não quer isso nem pra ser tatuada pelo Michelângelo.

As tattoos lindas da Bruna Santos

Cicatrização
A cicatrização depende do tamanho e local da tatuagem, mas, num geral, ao fim de uma semana já vai estar tudo bem. É preciso lavar com frequência a área, passar uma pomada cicatrizadora (tipo Bepantol), não expor ao sol e não coçar. É bom que você use um filme plástico sobre a área tatuada pra protegê-la de coisas que possam irritar a pele super sensibilizada e pra você não acabar coçando sem perceber, principalmente enquanto dorme.
Como eu tatuei entre o pescoço e as costas e me coço muito, essa parte foi bem chata pra mim. Minha mãe teve que me embalar a vácuo pra dormir todas as noites durante 5 dias hahahaha
É normal que quando você for lavar saia um pouco de pele e de pigmento. Não significa que você é defeituosa e a tatuagem não pegou e tá indo embora, ok? Eu juro que ela continua lá!
E se for fazer uma tattoo grande, que precise de mais de uma sessão, lembre-se de que sua vida vai ser tatuar > cicatrizar > tatuar mais > cicatrizar a parte nova por várias semanas. Várias semanas de cuidado, restrições alimentares e, claro, pagando.

Restrições
Durante a cicatrização você terá algumas restrições alimentares, que o tatuador vai te informar certinho. Não é nenhuma tortura, pois não é um tempo muito grande, mas se você só sai de casa se tiver comida pode ter algumas tristezas hahaha
Você também não pode doar sangue nos 12 meses seguintes. Toda vez que eu vou doar me perguntam se eu tenho certeza que a minha tatuagem não é nova rs


A escolha do desenho
Essa pra mim é a única parte realmente difícil e que não tem como outra pessoa aconselhar. Eu sou do tipo que só tatua algo que realmente significa algo grande pra mim; se for pra ter só um desenho bonito no meu corpo eu uso uma camiseta com ele. Mas claro que com você pode ser diferente, né? Inclusive acho lindo quem parece uma obra de arte ambulante, só não faria em mim.
Cuidado com tatuagens pra namorados e amigas. Fazê-las não vai trazer nada de maravilhoso pra relação, mas se ela acabar, você vai ficar olhando praquela tattoo e ficando pra baixo até ter dinheiro pra (tentar) cobrir. Eu que sou sentimental acho bonitinho só quem tatua nome de filho e vovó porque filhos e vovós são pra sempre mesmo hahaha
Quando a gente é bem nova morre de vontade de tatuar, às vezes só pra matar a curiosidade de como é. Então escolha algo que não represente só aquele momento da sua vida, porque talvez mais pra frente você prefira esquecê-lo; escolha um desenho que possa ser interpretado de várias formas por você ou que simbolize uma virtude... tipo sabedoria (estrela de salomão), eternidade (ankh), ou mesmo um coraçãozinho fofo.

Eu gosto bastante de tatuagens com palavras e frases, mas tome bastante cuidado com a ortografia, com o local a ser tatuado (pra ter certeza de que cabe tudo de um jeito bonito) e teste várias fontes pra ver qual combina mais com o seu texto. Aqui no blog tem vários posts sobre isso <3
Sobre o texto caber não precisa se preocupar demais, o tatuador primeiro vai fazer um rascunho na sua pele do desenho escolhido e te perguntar se ficou bom. Só não tentar colocar algo muito grande numa área do corpo muito pequena.


Espero que tenham gostado das dicas, gente <3
Quem tem várias tattoos aí? Vocês têm mais alguma dica ou instrução? Deixem nos comentários!
Beijo e boa semana <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...