sexta-feira, agosto 1

Os piores livros de Agatha Christie!

Oi, gente, tudo bem?
Vocês estão cansados de me ver falando da minha escritora favorita, toda elogios... mas fã de verdade reconhece quando a pessoa amada pisa na bola e entende que ter alguns livros não muito bons não tira a genialidade de mais de sessenta livros maravilhosos, né?


Portal do Destino
Quando eu comecei essa lista eu ainda não tinha lido o pior livro de todos. Foi o último a ser escrito e ela já estava velhíssima, mas ainda assim me deixou terrivelmente frustrada e me sentindo traída porque esperava a genialidade de sempre.
Geralmente os livros que têm espionagem no meio acabam ficando ruins, mas esse é pior que ruim. Foi a primeira vez que eu pude dizer que odiei um livro da minha autora preferida, achei as 100 primeiras páginas uma tortura e o resto não muito diferente. #Chateada.

O caso do hotel Bertram
Os casos da Miss Marple são bem bacanas, não ficam muito atrás dos do Poirot, então imagina a minha decepção quando cheguei ao final de um livro confuso, mal-escrito e com um final que não surpreende nem elucida tudo direito. Sem contar que ao longo do livro a Miss Marple fica chatíssima, recordando infinitamente de quando se hospedava naquele hotel duzentos anos atrás com sua tia-avó ou qualquer coisa assim. Ela não costuma ser tanto uma velha irritante que fica falando "ai, mas no meu tempo..."

O natal de Poirot
Uma das coisas mais legais em ler um romance policial é tentar adivinhar o assassino, certo? Eu odiei esse livro porque senti que ele me tirou isso, parece que tiraram o assassino da cartola hahahah o único indício razoavelmente compreensível pro leitor é uma frase dita de modo trivial, no meio de um monte de outras coisas que pareciam bem mais importantes.

Um crime adormecido
Esse livro não é ruim como os outros. De fato é um 4/5 pra mim, começa excelente mas vai esfriando. A razão pela qual ele está nessa lista é que é terrivelmente frustrante. É o último caso da Miss Marple, e embora eu não esperasse que fosse um Cai o pano, fiquei chateada por não ser nada genial; talvez um leitor novato ache excelente, mas o final é bem conhecido do leitor experiente e perspicaz. Em outras palavras, achei manjado e muito fraco pra um último caso.

A noite das bruxas
Mais um livro que criou expectativa na sinopse e não cumpriu, mas ao contrário do anterior, esse é ruim mesmo. Poderia ser bom, mas foi mal escrito, ficou dando mil voltas sobre jardins e num-sei-o-quê. Felizmente, os produtores da série britânica Poirot conseguiram conduzir a história de um jeito bom e o episódio ficou ótimo, já que o enredo era brilhante.
Esse livro foi escrito em 1969, quando a Agatha já estava gagá (ela morreu em 1976, com 86 anos).

Bônus: Morte nas nuvens e Tragédia em três atos
Ambos os livros são maravilhosos. Nossa, como são bons! Eu até indiquei Tragédia em três atos na minha lista de favoritos.
"Nossa, então que cretinice é essa?", você pergunta. Com razão.
É que a estrutura das duas histórias é bem parecida. Um crime fantástico que simplesmente não tinha oportunidade de acontecer mas aconteceu, um desenrolar muito similar, um final praticamente idêntico. A safada ainda escreveu um livro em um ano e o outro logo no ano seguinte hahahaha
Eu aprendi isso do modo duro: li Tragédia em três atos primeiro, daí achei Morte nas Nuvens um saco. O Pedro leu Morte nas nuvens e amou, aí assistimos o episódio de Tragédia em três atos e ele achou péssimo... aí a gente se deu conta do motivo: a gente tinha visto a mesma história há poucas semanas!
E isso foi super triste pois ambos são realmente bem escritos, são basicamente a mesma história boa em dois ambientes diferentes. Então preciso dar essa dica: se você já leu um deles e lembra bem o final, não leia o outro, vá viver sua vida.
Daqui uns anos, quando você esquecer o fim, leia o outro. Ambos são livros excelentes com o Poirot e valem a pena. Mas mesmo analisando friamente, Tragédia em três atos é muito melhor (ou talvez não esteja tão friamente assim hahaha mas leiam ele!).

A intenção dessa lista não é falar "aff não leiam esses livros de jeito nenhum" (acho que só Portal do Destino), mas alertar de possíveis frustrações e avisar que existem livros muito melhores, principalmente pra quem não é fã, deus-me-livre vir alguém me dizer que acha Agatha ruim porque só leu um desses livros hahaha
Eu pretendo fazer um guia da obra completa do Poirot, mas pra isso ainda falta ler alguns livros (principalmente de contos) e reler outros que eu não me lembro bem do final com uma ótica mais adulta (falou a velhinha de 20 anos).
Espero que tenham gostado do post, seus lindos! Beijo e boa sexta <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...