terça-feira, maio 13

Coisas que nunca me contaram sobre lente de contato

UPDATE: se você usa anticoncepcional em comprimido, verifique a bula. O meu pode causar rejeição a lente de contato (50% de chances), e isso aconteceu após um tempinho de uso.

Oi, gente, tudo bem?
Já comentei algumas vezes que eu sou míope (1.50 em cada olho) e que não sou a maior fã do mundo de óculos de grau. Resolvi experimentar usar lentes. Estou aprendendo sobre elas tanta coisa que nem imaginei que é possível que eu até faça um segundo post conforme forem acontecendo mais merdas hahaha
A maioria das coisas que eu vou falar aqui é sobre as lentes gelatinosas de descarte quinzenal, mas algumas coisas também se aplicam a outros tipos de lentes.

Não é só comprar a lente.
Ok, isso provavelmente se deve a eu ser mais estúpida que a maioria de vocês, mas todo mundo age como se fosse tão simples que nunca me ocorreu que eu precisaria adquirir também estojinhos pras lentes, uma solução multiuso* e um lubrificante para os olhos**, além de ser altamente recomendado ter um ralinho (pra evitar que você perca a lente caso ela caia na pia) e um bom sabonete neutro para lavar as mãos antes de manusear as lentes (é obrigatório que você lave, mas pode ser com sabonete comum).
Também é recomendado que você consulte o oftalmologista antes, mesmo que seu grau aparentemente não tenha aumentado. Eu por exemplo tinha 0,25 de astigmatismo na consulta anterior mas regrediu. Além disso, é ótimo pra tirar dúvidas. Pesquisando antes, algumas meninas me disseram que o grau da lente é diferente do grau do óculos devido à distância focal. Perguntei isso pro oftalmo e ele me disse que isso só vale a partir dos cinco graus, abaixo disso, os dois graus são iguais.

*A solução multiuso é o líquido que você usa para limpar suas lentes e guardá-las imersas nele, dentro do estojinho.
** É comum que os olhos fiquem um pouco irritados com uma coisa nova no começo, portanto é bom pingar um coliriozinho específico para o seu tipo de lente (rígida ou gelatinosa) para manter seus olhos e a lente com a umidade necessária para o bom funcionamento da visão.
Comprei todos esses acessórios aqui

Existem inúmeros tipos de lentes.
É possível adquirir lentes que são descartadas diariamente, recomendadas apenas para quem usa muito raramente; lentes que podem ser usadas durante 7 dias e 6 noites sem tirar nenhuma vez, ou por 15 dias tirando pra dormir; lentes que duram cerca de um ano... isso porque optei por lentes comuns, daquelas transparentes, apenas levemente azuladas pra gente poder enxergá-las.
As lentes de uso diário e descartáveis de 15 dias são gelatinosas e as que duram um ano são mais durinhas, chamadas de lentes de contato rígidas. Optei pelas lentes de descarte quinzenal e nesse aspecto dou graças aos céus, pois acho que teria muita dificuldade com as rígidas. Duvido que algum dia eu queira colocar circle lenses, que é rígida e maior que uma lente normal.

Seu olho precisa de um tempo de adaptação. Pra tudo.
É meio óbvio que é preciso se adaptar pra não coçar muito o olho, pra que ele fique adequadamente lubrificado e pra não deixar cair nadinha de maquiagem na lente, mas eu não imaginava que precisaria de alguns dias de uso até conseguir ler com perfeita nitidez. No momento em que você coloca a lente, o mundo fica nítido como quando você está de óculos, mas é comum que, pra ler o que está longe do seu rosto, seja um pouco difícil.

A lente deve ser colocada antes da maquiagem e tirada antes do demaquilante.
Você deve colocar a lente antes de se maquiar pra minimizar o risco de deixar alguma sujeirinha entre a lente e o seu olho. E retirar a lente antes de remover a maquiagem para não contaminar a lente com ocasionais (e muito prováveis) resíduos.

Colocar a lente pelas primeiras vezes é muito difícil.
Pra mim, levar quinze minutos numa atividade extremamente simples é absolutamente desesperador. Na primeira colocação, foram várias tentativas, desinfecções por já ter manuseado muito a lente, mais tentativas e mais desinfecções, levando uns sete minutos pra cada olho. Sabe quantas tentativas de colocação dá pra fazer em sete minutos? Pois é.
Talvez seja porque eu tenho aflição absoluta de colocar o dedo no olho, mas nesse caso não tem jeito: tente fazer ser rápido pra incomodar menos. O melhor jeito de colocá-las é erguer sua pálpebra superior com a mão esquerda, puxar a parte inferior do olho com o dedo do meio da mão direita e colocar a lente com a ponta do indicador (da sua mão dominante, claro. Em ambos os olhos).
É preciso manter os olhos arregalados, piscando o mínimo possível, e olhar para a lente; assim a íris (parte colorida do olho) vai ficar alinhada com a lente, que vai aderir com maior facilidade. É bacana você aplicar colírio assim que a lente estiver nos seus olhos, porque eles podem ficar um pouquinho irritados.
Eu até chorei de nervoso na primeira vez hahahaha mas na segunda já consegui em bem menos tempo, inclusive apenas com duas tentativas em um dos olhos.

Retirar a lente a primeira vez é o inferno na Terra.
Você coloca a lente e se mira no espelho, auto-confiante. O pior já passou, você diz para seu reflexo nítido pela primeira vez em anos. Só que não.
Pra retirar a lente é preciso mexer ainda mais nos seus olhos, e isso no primeiro dia me deixou simplesmente maluca e me fez desejar que a lente se auto-destruísse ou fosse absorvida pelo meu organismo pra eu não ter que passar por isso. Toda a glória de um dia inteiro enxergando e nunca tendo que limpar os óculos foi paga com juros na hora de tirar a lente pra dormir. Principalmente se você usou rímel, lápis e/ou delineador que não seja à prova d'água. E eu, brilhantona, usei.
No dia até cogitei usá-la por sete dias e seis noites, mas não é financeiramente viável.
O recomendado para tirar as lentes é fazer movimento de pinça com o indicador e o polegar, mas isso é muito intrusivo pra mim e me faz piscar demais; então eu tiro da seguinte forma:
Ergo a pálpebra superior com a mão esquerda. Abaixo a pálpebra inferior com o dedo do meio da mão direita. Olho pra cima, evitando piscar. Ponho o indicador da mão direita sobre a lente, e suavemente faço ela se mover pra baixo. Nessa hora é essencial não piscar pra lente não se reacomodar na sua íris.
Depois de movê-la do lugar certo (você sabe que conseguiu se enxergar embaçado), vou fazendo ela descer passando o indicador suavemente, até chegar na minha linha d'água, e aí consigo fazer o tal movimento de pinça sem sentir que vou morrer.

É preciso cuidar do estojinho.
Cuide da sua lente como você cuidaria de um bebê que nasceu sem leucócitos.
Como o estojinho é onde você guarda suas lentes todo o tempo em que elas não estiverem em uso, é preciso mantê-lo seco e limpo. Acho que todo manual de lentes ensina o jeito correto de cuidar dele, mas caso contrário você pode ler esse manual em pdf.

A lente quinzenal dura 15 dias, independente de ter sido usada em todos.
Isso me foi dito pelo oftalmo e pelo manual da lente: a lente quinzenal é pra quem vai usar todos os dias mesmo, ou quase todos. Porque depois de quinze dias aberta, mesmo que tenha sido usada poucas vezes, ela vai estar diferente e já não vai estar boa para o uso.
Com lente não pode ter dó: olho é coisa séria, não vale a pena correr o risco de ficar cega pra economizar. Se você não pretende usar lentes diariamente, as de descarte diário ou anual são opções melhores.

Gente, espero que o post tenha sido útil! Se você não precisa de lentes, não deixe de compartilhar com as amiguinhas míopes.
E se você tem mais experiência com lentes, não deixe de acrescentar alguma informação pelos comentários. Beijo e boa terça <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...