sábado, fevereiro 8

Tudo sobre protetor solar!


Oi, gente, tudo bem?
Fui pra Itanhaém por dois dias e voltei cheia de inspiração pra dicas pro verão, yay! Pra quem mora no interior ir pra praia é big deal mas morando em São Paulo é super normal, tem sempre aquele amigo do irmão do vizinho da prima que tem casa por lá e com cem conto dá pra pagar pedágio e sorvete quase infinito hahahaha
Mas vamos ao que interessa: hoje o post é superimportante, pra esse verão e pra vida, já que a gente mora num país que parece que foi esquecido na frigideira da Palmirinha.
Imagine que, se você toma sol sem protetor solar, leva cinco minutos para ficar com a pele vermelha. Com um protetor solar de fps 30, levará 30 x 5 minutos pra que isso aconteça, ou seja, duas horas e meia (150 minutos). Já se usar fps 50, levará 50 x 5 minutos pra se queimar (250 minutos ou 4h10min). Isso explica porque o preço aumenta conforme o fator de proteção aumenta: o produto realmente é mais concentrado.
As pessoas dizem que a partir do fps 15 é tudo a mesma coisa, o que é um mal-entendido. O que acontece é que a partir do FPS 15, o percentual de bloqueio dos raios UVB aumenta muito pouco, pois nesse fator há aproximadamente 94% de bloqueio, enquanto no FPS 60 há aproximadamente 99% de bloqueio. No entanto, a proteção contínua oferecida pelo FPS 60 é muito superior à oferecida pelo FPS 15.
Portanto,  só pode dispensar um fator de proteção maior que o 15 quem é bem moreninho ou quem não queima muito fácil, já que levar cinco minutos pra ficar vermelha no sol sem proteção nenhuma é bastante.
Eu por exemplo levo menos de um minuto pra me queimar sem protetor. Sempre uso fator 50 ou 60, não fico mais de uma hora direto na praia e ainda dou uma bronzeada.
É importante ressaltar que o bronzeador tem um fator muito baixo (fps de 1 a 6), portanto é fundamental reaplicar com freqüência, ou não ficar torrando no sol por horas!
Além disso, o excesso de sol faz mal pra pele de todo mundo, já que, apesar de todas as marcas de protetor solar protegerem contra os raios UVA e UVB, esse cálculo é feito com base na radiação UVB.
Nós enxergamos as coisas porque elas emitem ou refletem luz. A luz é uma onda, e as ondas possuem diferentes tamanhos. Existem as ondas visíveis, as pequenas demais pra serem vistas pelo olho humano (infravermelhas) e as grandes demais (ultravioleta).
As ondas UVA e UVB são ambas ultravioleta e emitidas pelo sol. A maior parte das duas, principalmente da UVB, é absorvida pela atmosfera terrestre; se isso não acontecesse, provavelmente a Terra nem teria condições de abrigar vida, pois seria extremamente quente. Mais quente que o Rio de Janeiro.
No entanto, a parte delas que não é absorvida, chega até nós, na superfície do planeta. O que as diferencia é a capacidade de penetração: enquanto as ondas UVB atingem apenas a camada mais externa da pele (que se renova constantemente), as ondas UVA chegam bem mais fundo e atingem células que não se renovam com tanta facilidade. É por isso que elas podem causar mutações nessas células, levando ao câncer de pele.
Ou seja: enquanto as ondas UVB causam o grande incômodo de queimar, arder e descascar por alguns dias, o efeito das ondas UVA só é percebido depois de vários anos, e pode ser muitíssimo mais prejudicial.
É super importante saber que as câmaras de bronzeamento artificial emitem grandes quantidades de ondas UVA; isso acontece porque as ondas UVB apenas podem queimar, mas as ondas UVA, na epiderme, promovem o bronzeado. Podem ter certeza que a maioria dos dermatologistas quer morrer com isso, e que usar spray bronzeador pode ser mais chato e melequento mas é bem mais seguro.
Um resuminho pra quem se perdeu ali em cima:
Existem dois tipos de agentes protetores: os químicos e os físicos.
Os protetores químicos são compostos por substâncias, como a vitamina B, por exemplo, que penetram na pele. Quando isso acontece, esse agente protetor absorve a radiação e a transforma em algo que não seja nocivo para a pele.
Já os protetores físicos não são absorvidos, apenas refletem a radiação de volta para a atmosfera. Eles são recomendados principalmente para quem tem a pele muito sensível e propensa a alergias. No entanto, a grande maioria dos produtos combina os dois tipos de agentes protetores, portanto a nossa pele geralmente absorve uma parte e reflete outra.
Eu não diria que é fundamental se você, como eu, é uma desleixada que só usa protetor solar na praia. Mas para o uso diário sim.
Assim como a gente não deve usar hidratantes corporais no rosto porque as necessidades são diferentes, o mesmo vale pro protetor solar. Obviamente, numa emergência, é melhor usar do que não usar. Mas sempre lave e hidrate seu rosto depois, com produtos apropriados para o rosto.
Os protetores solares corporais são muito oleosos e isso pode ser péssimo pra pele delicada do rosto, que fica com poros obstruídos com muita facilidade. Hoje em dia existem excelentes protetores solares faciais que ficam sequinhos, muitos têm a função de base matte até!
Pra quem quiser saber, eu uso o L'oreal Expertise fator 60, e é excelente. Ele é mais caro que o equivalente do Sundown mas não tem nem aquele cheiro nem aquela textura horrível, e rende muito, muito mais! Apesar de indicar que é oil free, deixa meu rosto bem seboso (mas dá pra consertar passando pó compacto por cima, ao contrário do Sundown). Só tenho experiência com essas duas marcas pro corpo. Estou procurando um bom protetor facial matte  e super aceitando indicações e presentes ♥

Espero que tenham gostado do post, lindezas! Acho que foi bem esclarecedor, mas em caso de dúvida podem chamar, okay? Beijo e tenham um ótimo sábado <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...