quinta-feira, fevereiro 13

Auto-ajuda: será que dá certo?

 
Oi, gente, tudo bem?
Hoje o post é um pouquinho diferente, mas ainda entra na tag Livros!
Já tem alguns anos que é bem comum a gente ver várias pessoas ao redor lendo livros de auto-ajuda. Algumas acreditam cegamente em tudo que lêem, enquanto outras, geralmente aquela turma chatinha que idolatra o James Joyce, dizem que é tudo baboseira.
Eu acho que que a gente precisa ler com senso crítico, desde uma revistinha de receitas até um clássico da literatura, mas que sempre dá sempre pra tirar alguma coisa nova e produtiva de um livro pra nossa vida, principalmente os que são feitos especialmente pra isso.
Entre os livros de auto-ajuda, um que eu curti muito e quero especialmente recomendar pra vocês, é o Por que homens fazem sexo e mulheres fazem amor?. Sinceramente acho o nome super bobo e não teria lido se o Pedro, que não é de sair acreditando em tudo, não tivesse me dito que tirou várias informações e reflexões interessantes desse livro. Pra quem não sabe, estamos num relacionamento sério há quase dois anos, desde que eu tinha 17 anos (e era bem tosca) e ele tinha 21 (e era bem menos tosco que eu).
Não vou dizer que esse livro é o responsável pela nossa felicidade ou coisa assim; mas ele me ajudou bastante a compreender a mim mesma e ao meu parceiro.
mim mesma e meu parceiro
A abordagem é muito bacana, apresentando fatos científicos sobre nosso cérebro, estudos psicológicos e situações cotidianas de forma bem-humorada. Difícil não se identificar com pelo menos metade delas e não ter curiosidade pra saber, por exemplo, por que diabos os homens odeiam parar pra pedir informações quando se perdem.
E o livro definitivamente não tenta justificar e desculpar ações ruins das pessoas, apenas explicar porque elas acontecem pra que possamos saber como lidar com elas.

Ao fim do livro você consegue fazer várias reflexões sobre as diferenças entre os dois gêneros num geral, sobre modos de viver mais pacificamente com os homens e sobre as razões pelas quais todos nós fazemos algumas coisas irrefletidas.
Além disso, o livro é escrito por um casal (Allan Pease e Barbara Pease), então não puxa a sardinha nem dos homens nem das mulheres! Acho esse aspecto bem bacana porque, muitas vezes sem perceber, nós somos tendenciosos pro nosso próprio gênero.
Eu já li o famosíssimo Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus, que é de 1992, e foi o pioneiro dos livros de auto-ajuda para casais. Ele é bom e faz sentido, mas é um pouco desatualizado; nosso modo de vida, hábitos e funções sociais mudaram bastante desde então, sem contar nos inúmeros estudos confiáveis que surgiram depois disso. Já esse livro do casal Pease é de 2009, que já faz um tempinho mas ainda é mil vezes mais próximo da nossa atual realidade.
Eles já escreveram mais um monte de livros desmistificando as atitudes dos homens e mulheres (eu diria que esse é o mais essencial, mas também é bacana ler outros), e uns outros tantos tratando sobre expressão corporal, dicas de comportamento em público e outras coisas bastante razoáveis pra se saber no dia-a-dia e lidar mais facilmente consigo mesmo e com as outras pessoas, amando-as ou não.
E vocês, já leram algum livro que os ajudou a melhorar as relações com as outras pessoas? São críticos com o que lêem? Me contem suas experiências com auto-ajuda! Beijo e boa quinta ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...