quinta-feira, janeiro 16

Perguntas da Semana #5

Oi, gente, tudo bem?
Como eu digo sempre que faço esse post: adoro Perguntas da Semana porque é sempre uma oportunidade de ter a sua exata dúvida respondida sem nem precisar perguntar.
Nos últimos dias teve um post sobre tipos de shampoo e surgiram algumas dúvidas, e agora é hora de esclarecê-las. Será que se pode trocar shampoo por detergente de cozinha? E por que a maioria dos shampoos possuem mais ou menos a mesma formulação que o condicionador da mesma linha?
"Comprei shampoo novo... esqueci de trazer pro chuveiro"
Quem sempre?
Essa dúvida pode parecer besta pra quem tem algum conhecimento em química, mas quando você ouve alguma coisa sobre detergentes na escola pela primeira vez faz todo o sentido querer saber isso.
Detergentes são todas as substâncias que, de forma simplificada, possuem uma parte compatível com a água e uma parte compatível com a gordura, tornando possível que as duas se misturem e a água possa limpar a gordura, seja em pratos ou seja no seu couro cabeludo. A substância limpante do detergente de cozinha e do shampoo pode até ser a mesma (o famoso lauril-éter sulfato de sódio), porém, vamos analisar a natureza dos dois produtos:
O detergente de cozinha é feito pra limpar pratos, que ficaram engordurados de comida. Ele possui maior concentração de agentes limpantes porque é feito pra realizar uma limpeza mais pesada, e numa superfície que não é viva. Seu cabelo não precisa dessa limpeza toda, apenas o excesso de lubrificação natural (e, obviamente, as sujeiras externas) devem ser tirados.
Os produtos pra lavar louça, obviamente, possuem alguns ingredientes "hidratantes", mas eles só servem pra não machucar a pele, não pra reidratá-la; a pele tem uma capacidade muito maior que o cabelo de recuperar água, por ser feita de células vivas, e não é tão problemático que as nossas mãos fiquem ressecadas por um tempo depois de lavar louça; se você reparar, logo elas voltam ao normal sozinhas, ao contrário do cabelo que precisa de reposição através de máscaras e condicionadores.
E mais: segundo a Anvisa, o pH dos detergentes deve estar entre 5,5 e 8,5. Você não precisa ser gênio pra saber que não vai querer algo de pH 8,5 no seu cabelo, sendo o pH ideal dele entre 4,5 e 5,5. Pra saber mais sobre isso, tem um post inteirinho dedicado a pH e acidificação.
Então a resposta final é não. Se desse, todo mundo já teria descoberto isso e ninguém mais gastaria uma fortuna em shampoo. No entanto, um fato curioso: já lavei louça com um shampoo Seda e ele desengordurou tudo melhor do que algumas marcas de detergente de cozinha. Ou seja, tenha cuidado com o que você coloca no cabelo (e não compre detergentes muito baratos hahaha).
Mais uma vez, vamos recorrer à química simplificada: um ingrediente a mais ou a menos numa mistura pode mudar todas as propriedades dessa mistura, assim como as quantidades dos ingredientes.
Já falei que o condicionador possui algumas propriedades limpantes; isso se deve à presença, em menor número e menor concentração, de alguns ativos iguais aos do shampoo. Assim como os ativos hidratantes, nutritivos e/ou reconstrutores que caracterizam cada linha de produtos estão presentes nos dois, mas de forma mais significativa no condicionador.
Os produtos mais caros e considerados de boa qualidade geralmente são aqueles em que há alta concentração e um maior número de ativos hidratantes, nutritivos e/ou reconstrutores, inclusive no shampoo, proporcionando uma limpeza potente mas com menos agressão aos cabelos. Digo geralmente porque uns poucos produtos mudam o ativo detergente pra algo menos agressivo, como o Cocamidopropyl Betaine, mas creio que ainda seja mais barato para os fabricantes aumentar a quantidade de ingredientes como o pantenol do que trocar o ativo de limpeza pra um detergente biodegradável. Portanto não se enganem, a maioria dos produtos bons e caros também possui sulfatos.

Por hoje é só, lindos! Espero que eu tenha conseguido desmistificar um pouquinho da química dos shampoos pra vocês. Beijo e boa quinta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...