sábado, janeiro 4

Diferentes tipos de shampoo

Oi, gente, tudo bem?
Você com certeza já ouviu falar que shampoo anti-resíduos resseca o cabelo, que shampoo de bebê é bom pra cabelos frágeis... vamos aprender um pouco sobre alguns tipos de shampoo hoje!

Um shampoo comum é qualquer shampoo que possua sulfatos mas não seja feito especialmente pra bebês, ou pra quem tem caspa, ou pra limpeza profunda (anti-resíduos). Geralmente é branco perolado e é do tipo que a gente mais encontra em qualquer mercado e farmácia. Desde um Palmolive de quatro reais até os sofisticados Joico e Schwarzkopf.
Se um shampoo não indica sobre a presença de sulfatos, sempre assuma que ele possui.
Atualmente uso dois shampoos comuns, um da Alta Moda e o Elseve Quera Liso (resenha no próximo post!). Alguns shampoos comuns são altamente hidratantes, como o Gold Shimmer.

Esse tipo de shampoo possui ativos detergentes alternativos, geralmente provenientes de óleos naturais, e portanto são bio-degradáveis. Eu nunca usei mas acredito que vale a pena tentar, tem muita gente que se dá super bem com esse tipo de produto, mas pra ele ser efetivo, é preciso parar de usar produtos com petrolatos e silicones insolúveis, que esse tipo de shampoo é incapaz de remover dos fios.
Alguns shampoos sem sulfatos apenas possuem outro tipo de agente limpante, mas ainda levam conservantes tradicionais e silicones na fórmula; outros são feitos apenas com produtos orgânicos (extratos vegetais). Você pode ler um pouco mais sobre isso aqui (post do Clube do cabelo e cia).
Ah! E nem todos são sem espuma.
Mas não exagera.
Os shampoos suaves são aqueles formulados pra bebês, que além de ter pouquinho cabelo e produzirem pouca oleosidade, têm pele e mucosas extremamente frágeis. Em geral são feitos com menos alergênicos (como derivados do petróleo), sem sulfatos, e com mais extratos vegetais e óleos, porém possuem um pH mais alto que os shampoos para adultos.
Essa é a principal diferença do shampoo de bebê para o shampoo sem sulfatos: o shampoo de bebê pode abrir excessivamente as cutículas do cabelo e causar ressecamento, mesmo a formulação sendo mais suave.
Ele só é bom se for usado como um anti-resíduos em cabelos frágeis, mas não funciona bem pra quem tem muita oleosidade, pois os folículos capilares dos bebês excretam pouquíssimo em comparação aos nossos.

Existem vários modos de formular shampoos anti-caspa, mas eles geralmente são bem parecidos com os shampoos comuns, contando apenas com a adição de ativos que diminuem a oleosidade (que podem ressecar um pouco o cabelo) e um antifúngico, sendo o mais comum o Cetoconazol.

Geralmente são shampoos feitos pra se passar antes do shampoo comum, pra esfoliar o couro cabeludo e deixá-lo mais limpinho sem interferir muito nos fios. Eles reduzem a oleosidade e podem ajudar na caspa, mas não devem ser substituídos por um shampoo anti-caspa adequado. Eu gosto do Nativa Spa, que deixa a cabeça bem fresquinha.

Extremamente temido por quem tem química, cabelos ressecados ou naturalmente secos. No entanto, o uso esporádico do shampoo anti-resíduos é essencial pra boa saúde dos fios, já que ele tira tudo de insolúvel que a gente acumula no cabelo e até mesmo vestígios do shampoo comum.
Pode ser usado semanalmente por quem tem cabelos muito oleosos, e de 10 em 10 ou 15 em 15 dias pra cabelos mistos, normais e secos. É verdade que ele desbota o cabelo, já que faz uma limpeza muito mais profunda, mas agüenta firme que eu juro que compensa pra não ter um cabelo pesado e sem vida.
Eu uso o Hair Dry da Amend que tem um excelente custo-benefício.

O shampoo a seco é uma medida emergencial pra tirar a oleosidade da raiz do cabelo uma vez ou outra, quando você precisa estar arrumada mas não tem tempo pra lavar de verdade. Ele resseca o cabelo e não deve substituir uma lavagem normal quando for possível fazê-la. Clique aqui pra saber um pouco mais sobre (post do E aí, Beleza?).

Por hoje é só, gente! Gostaram do post? Faltou algum tipo de shampoo? Algo a acrescentar sobre algum deles? Não deixem de comentar ♥
Beijo e bom fim de sábado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...