quinta-feira, dezembro 26

Saiba tudo sobre o bepantol

Oi, gente, tudo bem?
Sei que quase todos vocês já estão cansados de usar Bepantol líquido nos cabelos e Bepantol pomada nos lábios, mas hoje vamos aprender mais algumas coisinhas novas sobre esse álcool maravilhoso!
"Como assim o Bepantol é um álcool, gente??"
Simplificadamente, é só olhar pro desenho acima: aquela é a molécula do dexpantenol (o ingrediente ativo do Bepantol, Bepantriz e algumas outras pomadas genéricas). Essa é uma molécula orgânica, portanto todos os átomos ocultos (representados pelos pontinhos entre dois traços) são átomos de carbono, e apenas os grupos funcionais são mostrados.
O álcool é um grupo funcional representado pela ligação OH (hidroxila) a um carbono. Apesar de haverem outros grupos funcionais no dexpantenol, há um maior número de hidroxilas, e é por isso que ele é um álcool. No entanto, o Bepantol não tem as mesmas características do etanol, por exemplo (que é o álcool que todo mundo tem em casa). Parte disso se deve à presença de outros grupos funcionais na molécula.
E agora talvez você esteja se perguntando:
"Bepantol pomada é a mesma coisa que Hipoglós?"
Não! Não me venha passar Hipoglós nos beiços! A formulação da clássica pomada de bebê leva Vitamina A (retinol) e Vitamina D (calcifenol). Até os excipientes (ingredientes que ajudam na absorção e conservação dos ativos principais) são diferentes.
Como vocês sabem, o Bepantol é um dos mais comuns e adorados ingredientes pra hidratar o cabelo. Veja alguns modos de usar o Bepantol (líquido) nos cabelos:
- Pode ser misturado no frasco do shampoo,condicionador, ou leave-in; use mais ou menos uma tampinha num frasco comum (250-300ml). Chacoalhe o frasco ao colocar e todas as vezes que for usar, pra misturar bem. Use normalmente.
- Pode ser misturado a cremes de hidratação pra potencializar seu efeito. Misture meia tampinha com creme o bastante pra cobrir todo seu cabelo num recipiente não-metálico e obedeça o tempo de ação do produto. Às vezes acrescento açúcar também, e deixo agir por vinte minutos (sem touca nem nada).
Cuidado: nunca misture nada diretamente no pote de uma máscara capilar, pode prejudicar o efeito dela. Sempre faça misturas na hora apenas com o que for usar, em outro recipiente. Jamais guarde de volta o que sobrar.
- Pode ser aplicado puro nos cabelos limpos e levemente úmidos. Nesse caso, é possível que você precise da ajuda de um borrifador.
O bepantol é maravilhoso pra cabelos ressecados, e ajuda muito quem está com danos mais profundos nos fios, mas não vai fazer milagre caso você também não reponha os lipídeos e aminoácidos necessários à constituição de um cabelo saudável!

O dexpantenol também é um potente regenerador para as camadas mais superficiais da pele. O Bepantol pomada pode ser usado principalmente para:
- Hidratar os lábios; caso queira remover aquelas peles que surgem quando faz muito frio ou muito calor, não deixe de ler sobre esfoliação labial caseira.
- Hidratar cotovelos e joelhos. Pode aplicar puro (quando estiverem muito ressecados) ou misturar na mão com um pouco de creme hidratante corporal, pra potencializá-lo.
- Aplicar em machucados. Depois de limpar apropriadamente, coloque um pouco de Bepantol sobre a ferida, o efeito é tão impressionante que você logo vai ver formar uma casquinha fina de pele. Pode ser qualquer tipo de lesão: arranhões leves, cortes com gilete, bolhas nos pés e até mesmo queimaduras. E, claro, assaduras, que é o motivo da existência desse produto.
 - Cicatrizar tatuagens. Como vocês devem saber, a tatuagem "machuca" as camadas externas da pele pra depositar pigmento, e é por isso que a área fica tão vermelha e sensível por alguns dias. Quando fiz minha tatuagem, comprei com o tatuador um creme que ele mesmo fazia, à base de Bepantol e erva doce, e minha cicatrização completa levou apenas quatro dias (é pequenininha, mas o tempo médio é uma semana). Também é possível usar em áreas que estejam muito sensíveis após a depilação com cera, mas mesmo assim não deixe de usar um bom produto pós-depilatório.
- Hidratar o rosto. Aplique um pouquinho por toda a parte ressecada do rosto, mas cuidado! A pomada é bastante oleosa, essa função só vai ser realmente benéfica pra quem tem pele seca e sofre bastante nos dias mais frios, okay?

Além disso, existem coisas que tanto o Bepantol líquido quanto o Bepantol pomada podem fazer:
- Auxiliar no crescimento de cílios e sobrancelhas. Aplique antes de dormir; no caso de usar o Bepantol líquido, use um algodão ou, se preferir, coloque algumas gotas dentro do seu rímel.
- Fortalecer unhas. No caso da pomada, aplique uma camada fina diretamente nas unhas e deixe agir por alguns minutos, até desaparecer. No caso do líquido, use um conta-gotas pra colocar de 10 a 15 gotas dentro da base que você usa.
E o preço?
Infelizmente, depois do boom de popularização na internet, o Bepantol (da Bayer) ficou muito mais caro! No começo do ano um frasco de 50ml custava por volta de quinze reais, agora já fica perto de R$25. Apesar do rendimento e dos efeitos ótimos, quando meu estoque acabar eu provavelmente não compro mais. Já o Bepantol pomada (que tem mais ou menos o mesmo preço por 20g) tem um genérico maravilhoso chamado Bepantriz, do laboratório Cimed (que não é tão famoso quanto o Bayer). Eu uso e sinceramente acho até melhor, é ligeiramente menos melequenta e a embalagem é mil vezes mais prática, a de Bepantol desperdiça muito produto porque vai ficando toda amassada e retorcida. Bepantriz custa, no máximo, quinze reais por 30g. Pra mim compensa muito, tenho usado em todos os machucados do mundo, passo sempre nas unhas, pós-depilação e tudo, e tenho a mesma bisnaga há uns três meses.

Espero que tenham gostado do post e aprendido algo novo, lindos!
Se alguém tiver algum uso super revolucionário pro Bepantol me conta, vou adorar saber. Beijo e bom fim de semana ♥
Este post não é um publieditorial, mas se você quer que eu conheça seus serviços ou produtos e fale sobre no blog, entre em contato comigo, eu vou adorar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...