segunda-feira, dezembro 23

Pintando o cabelo com anilina

Oi, gente, tudo bem?
Eu sei que esse tipo de tutorial já existe em muitos lugares da internet, mas quis fazer o meu, já que anilina é um tema muito recorrente aqui e várias pessoas me mandam perguntas sobre isso. Sem contar que a maioria dos blogs que eu já olhei antes de pintar o cabelo eram aqueles com fundo preto e letra colorida em miguxês hahahah
Então hoje vamos aprender direitinho a pintar o cabelo usando anilina pra madeira!
Em lojas de artesanato, como o Armarinho Santa Cecília (na 25 de março), lojas que vendam outros tipos de tintas artísticas e decorações feitas de madeira, como essa e essa aqui (que eram onde eu comprava antes de morar em São Paulo), além de armarinhos, e, claro, pela internet: recomendo a Outsidethebox e a própria loja online do Armarinho Santa Cecília.

Existem várias marcas de anilina no mercado, e dá pra dizer que todas são boas, dependendo mesmo da sua preferência por cor, já que o verde de uma marca é muito diferente do verde de outra, por exemplo.
Minha marca preferida atualmente é a Colorgil, mas já gostei muito da Salisil e sou maluca por algumas cores da Lacxe. Escolha com base na cor que você deseja, e não em opiniões de "x marca é boa".
A variedade de cores é mais ou menos a mesma, a Colorgil (Ortoquímica) possui por volta de vinte cores, a Lacxe por volta de quinze, a Salisil possui vinte e seis cores mas algumas delas são marrons e bege.
Além dessas, também existe a Gliter (que eu nunca usei e que tem apenas doze cores), e a Gaúcha (que também nunca usei).
O preço de qualquer marca não passa de cinco reais, e um único potinho rende bem mais que uma aplicação, principalmente no caso da Colorgil, que é extremamente concentrada.

Repita o mantra: eu não vou usar nenhum outro tipo de anilina que não seja pra madeira no meu lindo cabelinho.
É necessário descolorir antes de usar anilina.
"E se meu cabelo é loiro natural?" Nesse caso, faça uma mistura de pó descolorante + água oxigenada 10 volumes na proporção normal (uma porção de pó pra duas de ox) pra abrir as escamas do cabelo e permitir que ele receba a pigmentação. Você também pode fazer uma descoloração normal e deixar o seu cabelo super clarinho, afinal quanto mais claro estiver o seu cabelo, mais bonita e viva a cor ficará.
Pra saber como descolorir o cabelo sem deixá-lo todo horroroso, clique aqui e aqui. Pra saber mais sobre marcas de descolorante, clique aqui.
Agora prepare uma camiseta velha e bastante jornal ou papelão pra cobrir todas as superfícies que forem ficar próximas de você, anilina mancha muito! As manchas saem de tudo, menos tecido, mas é um saco de limpar, então o melhor é prevenir mesmo que elas aconteçam.
Além disso, você também vai precisar da anilina, álcool (ou água quente), um pote grande e limpo, creme branco pra cabelo, luvas e pincel (os dois últimos são opcionais, eu não uso).

Pintar com anilina é muito simples e você pode fazer sozinha desde que tenha a ajuda de um espelhinho pra verificar se coloriu todos os fios atrás (ou pedindo pra alguém olhar isso pra você).
Basta diluir anilina em álcool dentro de um copinho descartável e misturar num creme branco. Dê preferência a fazer isso num recipiente também branco (e SEMPRE não-metálico), pra poder ver a cor da mistura sem nada mais interferindo. O ideal é que o creme esteja um pouco mais escuro que o tom desejado no cabelo. Um recipiente perfeito pra isso é aquele de sorvete de um litro e meio, aí você já joga fora e é uma coisa a menos pra limpar.
Misture a anilina diluída em álcool com o creme e mexa com um pincel de cabelo, uma pá de plástico pequena ou colherzinha descartável. Pode ser necessário diluir mais anilina caso o creme não esteja escuro o bastante.
Caso você queira deixar o cabelo azul ou roxo, também existe a opção de usar, respectivamente, azul de metileno ou violeta genciana, conhecidos simplesmente por AM e VG. Ambos são medicamentos (inclusive uso VG quando machuco o dedo) extremamente pigmentados e líquidos (o solvente deles também é álcool), o que torna muito fácil e prático diluir no creme. Meu roxo é VG e eu gosto muito, sinto que dura até mais que a anilina!
AM eu nunca usei, mas todo mundo que já usou gosta.
Ah! Ambos podem ser encontrados em quase qualquer farmácia, mais um fator de praticidade em relação à anilina.

"Passo anilina com o cabelo seco ou molhado?" É mais recomendável que com o cabelo seco. Quanto mais molhado o cabelo, maiores as chances de a cor ficar manchada. No entanto, quando eu vou pintar no dia em que eu descolori, deixo o cabelo secar um pouco naturalmente e pinto ele ainda úmido mesmo. Nunca tive nenhum problema com isso. O que deve ser evitado mesmo é passar quando o cabelo ainda está muito molhado.
"O álcool não resseca o cabelo?" Não nesse caso. Você geralmente só usa uma tampinha de álcool, em comparação a quantidade de creme usada isso não é nada, o creme neutraliza o efeito de ressecamento que o álcool normalmente causa.
"Que quantidade de creme eu devo usar?" O bastante pra cobrir seu cabelo com folga. Eu já faço isso a olho, mas pra um cabelo longo como o meu a quantidade aproximada é de 10 colheres de sopa bem cheias.
"Qual creme devo usar?" O creme que o seu coração desejar. Pode ser qualquer um, desde que seja branco. Vale até condicionador, mas, pra sua comodidade, é melhor usar um creme mais consistente que não fique escorrendo.
Eu retoco a cada duas semanas e uso bastante creme a cada retoque, então compro quilos e quilos de Skala, aquele creme que o quilo custa menos de cinco reais. Nunca tive problema com isso, de fato, eu diria que ele é o melhor amigo de quem usa anilina hahaha
"A cada quanto tempo devo retocar?" Novamente, com a freqüencia que você quiser. Isso depende não somente da cor que você está passando (cores frias, como roxo e azul, desbotam mais rápido) como do seu gosto pela cor que vai ficando conforme desbota. O roxo eu retoco de quinze em quinze dias, senão começa a ficar acinzentado e até a aparecer o loiro embaixo; já o rosa eu demorei mais ou menos um mês e meio pra fazer o primeiro retoque, porque foi ficando mais bonito conforme desbotava.
"Qual o tempo de ação da anilina?" Isso é bastante controverso, tem gente que diz que fixa melhor se ficar umas duas horas, tem gente que diz que meia hora é mais que suficiente... eu deixo no mínimo 40 minutos.
"Preciso usar luvas?" Não é obrigatório, eu inclusive não gosto de usar, mas quando você não usa, suas mãos ficam manchadas por uns dois ou três dias. Além disso, você pode sair manchando objetos e paredes se não tiver cuidado. Eu geralmente retoco sem luvas e daí coloco luvas pra manusear as coisas que estão limpas hahaha
"Como tiro as manchas?" Eu tiro as manchas de todos os móveis, pia, box, etc com uma esponja cheia de álcool e Pinho Sol. As do rosto eu esfrego bastante com sabonete Protex, não sai tudo no dia mas já ameniza. Algumas meninas usam demaquilante e acetona pra isso.
As das mãos saem rapidinho lavando louça hahaha mas eu sempre esfrego bastante com sabonete e álcool.
"Como faço pra misturar duas anilinas diferentes?" Pode diluir as duas juntas ou diluir separadamente e juntar no creme. Não tem mistério, só fique atenta à proporção pra não acabar obtendo uma cor muito diferente da desejada.

 A manutenção de um cabelo colorido é delicada devido à descoloração, já que pra manter a cor em si, basta retocar quando achar que ela está feia, fazendo as mesmas coisas que você fez da primeira vez. Não deixe de seguir um cronograma capilar usando produtos de boa qualidade.
Tem um único site sobre anilina que eu acho super completo, esse aqui. Quem estiver com alguma dúvida dá uma olhada que com certeza vai encontrar a resposta, mas caso contrário, pode me perguntar à vontade!

Espero que tenham gostado do post, lindos! Acredito que muitos de vocês tinham bastante dúvida sobre isso. Beijo e boa preparação de natal hahaha ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...