quarta-feira, outubro 23

Mitos e verdades: chapinha e secador

Oi, gente, tudo bem? Hoje reuni pra vocês algumas afirmações que as pessoas fazem sobre chapinha e secador e vamos entender se elas são verdadeiras ou não!
Essa é uma meia-verdade. Se você parar pra pensar, tudo danifica o cabelo. Água, shampoo, vento, sol,  tudo. O uso correto da chapinha e do secador causa pequenos danos no cabelo, mas se você cuida dos seus fios, esses danos acabam não sendo significativos. Já se você não cuida do cabelo nem usa protetor térmico, a tendência é que fique horroroso e quebrado mesmo.

Verdade. O fio muito molhado dificilmente vai começar a tomar forma, então começar a usar a escova quando o cabelo ainda está muito molhado, além de causar atrito desnecessário nos fios, é uma grande perda de tempo. O ideal é que o cabelo esteja só úmido pra começar a escovar.

Verdade. Compensa mais caprichar na escova pra alisar bem o cabelo, e usar um óleo finalizador pra abaixar o volume. Eu costumo trançar meu cabelo ainda quente do secador (ou fazer um coque), pra ficar tudo comportado e com ondinhas lindas.
Se ainda sentir necessidade de fazer chapinha, evite fazer nas pontas, que são mais frágeis.

Depende, mas geralmente essa afirmação é falsa. A maioria dos alisamentos são incompatíveis com descoloração, e com esse frenesi que todo mundo tem de ficar loira, isso acaba sendo prejudicial, tem sempre aquela pessoa ou cabeleireiro ruim que quer teimar em descolorir cabelo com progressiva e acaba estragando ele todo. Além disso:
• Muitas pessoas que fazem alisamentos possuem o cabelo muito crespo, portanto há casos em que a química acaba não dispensando o uso de secador e/ou chapinha.
• Muitas pessoas que fazem alisamentos já têm o cabelo quase liso, e acabam ficando com o cabelo duro e sem movimento de tão liso.
As escovas progressivas/definitivas costumam ser realmente uma solução prática pra quem tem cabelos naturalmente cacheados e não pretende fazer descoloração.

Em condições normais, isso é verdade. Se você tem preguiça de secar o cabelo e já passa chapinha nele úmido, teje presa. Porém existem certos procedimentos, geralmente cauterizações, onde é preciso sim usar a chapinha no cabelo ainda molhado. Você pode fazê-los em casa apenas se tiver bastante experiência com o próprio cabelo e uma chapinha de cerâmica, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante, mas recomendo que esse tipo de coisa só seja feita no salão, se fizer errado o cabelo vai ficar terrível.
Em casa, procure fazer as cauterizações/selagens térmicas nas quais seja preciso apenas escovar e chapar normalmente.


Falso. Existem protetores em óleo maravilhosos, aliás, muitos óleos possuem proteção térmica natural, como o de macadâmia. Mas é preciso tomar alguns cuidados: só compre de marcas que você realmente confia, um protetor em óleo muito barato com certeza vai ser só óleo mineral e fritar mesmo! Além disso, eles podem pesar bem mais facilmente no cabelo do que os em creme. Eu prefiro mil vezes em creme, aliás, uso um da K.pro que é maravilhoso e tem preço justo. Os bons protetores em óleo costumam ser bem caros.

Depois de lavar, aperte os fios suavemente nas mãos e numa toalha pra tirar o excesso de água. Aplique um bom protetor térmico e comece a secar sem usar escova. Pode usar um pente de dentes largos, se quiser. Quando o cabelo estiver apenas úmido, escove normalmente.
Aqui, uma dica minha: use umas gotinhas de óleo finalizador ou leave-in em creme apenas nas pontas, faça um coque e vá cuidar da vida por pelo menos dez minutos, mas pode ser muito mais tempo. Só faça chapinha se ainda estiver muito insatisfeita com seu cabelo quando soltar.
Eu defendo a chapinha em relação à progressiva porque a chapinha pode até ressecar mas não modifica a estrutura dos fios, a agressão é infinitamente menor; mas se possível, evite a chapinha também, ou guarde só pra ocasiões especiais. Os cabelos agradecem mais ainda!

Por hoje é só, lindos. Beijo e boa quarta! ♥


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...