quinta-feira, setembro 26

São Paulo afora #2 – Bairro da Liberdade

Oi, gente, tudo bem? Hoje vamos fazer um passeio mental pelo amadíssimo bairro da Liberdade.
<3
Como eu já disse várias vezes, moro em São Paulo há menos de dois anos, e com a correria do cursinho e faculdade não tive muito tempo pra conhecer lugares legais. Mas até agora a Liberdade é meu lugar favorito, e olha que eu detesto comida japonesa! Vou contar pra vocês o que acho que existe de melhor no, me perdoem a antonomásia brega, pedacinho do Japão no Brasil.

Comida
Foto: Tripadvisor
Óbvio que esse seria o primeiro tópico, porque o post é escrito por mim. Mas você não precisa gostar de coisas exóticas/cruas/horríveis pra aproveitar as comidinhas da Liberdade não, viu? Sushi pra mim é o item número um que devia ser abolido do mundo, antes mesmo de calça saruel e minhas inimigas, mas felizmente dá pra comer coisas normais e gostosas por lá, eu não vou na Liberdade pra comer, mas se acabo comendo lá, peço tonkatsudon. Geralmente colocam imagem das coisas no cardápio, então se você vir um treco que é um franguinho empanado com cara de gostoso, peça sem medo. E, obviamente, peça ajuda aos amiguinhos, porque se alguém te leva num restaurante japonês provavelmente sabe um pouco mais sobre essas coisas que você.
Mas a grande estrela alimentícia com certeza é o Melona, sorvete coreano amado por 50 milhões em cada dez paulistanos! Aliás, existem vários outros sorvetes, mas além do Melona só experimentei o Cookie&Cream (que tem gosto de cappuccino) num dia que não tinha Melona na lojinha perto do cursinho porque, né, prioridades. Tomar Melona na Liberdade com certeza vem bem acima de ter comida em casa no resto do mês. Mas se tomarem outro sorvete coreano e for maravilhoso e não muito exótico, me contem!
Imagem: Garotas Estúpidas
O melhor é que por lá você encontra Melona em todas as lojinhas e costuma custar R$3, no máximo R$3,50, pagar mais que isso é roubo.

Compras
Foto: Tripadvisor
Outra das grandes maravilhas da vida! Eu amo infinitamente comprar coisas na Liberdade porque sempre tem roupas, mochilas e várias bugigangas lindinhas por um preço incrível, com certeza quando eu tiver minha própria casa toda a decoração será comprada por lá. Tenho uma mochila de cerejinha lindíssima que paguei só R$43 enquanto em outra lojinha estava uns setenta reais, então pega seu Melona e sai andando por aí e pechinchando. Na Liberdade tem bastante gente que não fala português e outros tantos safados que fingem não falar pra não aceitarem sua pechincha, mas a dica dos campeões é você fingir que desistiu de comprar o produto, que eles passam a falar um português melhor que o do Machado de Assis na hora!
Foto: Tripadvisor
Meu lugar preferido certamente é o SoGo, um shopping apertadinho com cara de Galeria do Rock, mas com muito mais coisas fofas, apesar de ter maquiagens, camisetas de banda e várias coisas assim. Lá tem, com preços bem legais, várias roupas lindíssimas, acessórios de gente do we♥it, action figures (bonequinhos, pros leigos, inclusive eu também chamo de bonequinhos) dos seus animes preferidos e itens pra cosplay, além de Melona por toda parte.
No meu aniversário, fui passear com o Pedro na Liberdade e ganhei um vestido lindíssimo (ele é tomara-que-caia, estou com um bolero por cima na foto) e uma tiara de spikes que eu queria muito, e os dois itens mais maravilhosos que eu tenho saíram por R$100. Falei que era meu aniversário e a tia me deu cinco reais de desconto, podem tentar barganhar assim também.
Agora só falta ser socialmente aceitável sair de casa de pantufa
Ikesaki 
Preciso individualizá-la das demais compras porque é simplesmente o paraíso de qualquer pessoa que ame produtos pra cabelo. Eu nem fazia idéia da existência desse lugar antes de vir pra cá, então quando o Pedro e nossa amiga Giuli me levaram lá eu quase morri! E olha que foi na da Galvão Bueno, que depois percebi que não é tão legal quanto a da Praça da Liberdade.
Pra quem não sabe, todo esse amor pela Ikesaki se deve ao fato de ser uma das lojas mais completas em questão de produtos de beleza, além de ter preços bem legais. A diferença entre as duas é que a da Praça da Liberdade é bem mais focada em produtos profissionais (apesar de ter nossos bons produtos não-profissionais também), e eu fico tão feliz de comprar num lugar onde eu pergunto onde tem o produto x da marca y e uma vendedora sabe me apontar exatamente onde fica!

Cultura
Foto: Tripadvisor
Olha, eu odeio gente chata que quer forçar que alguma coisa é cultura, gosto de aprender me divertindo hahahah
E na Liberdade é bem assim, sabe? Por todo lugar que você olhe, vai encontrar algo legal, e se estiver com alguém que sabe um pouquinho de japonês, aprender bastante! Amo essa iluminação pública linda, com essas lanterninhas tipicamente japonesas, e acho muito fofo como a galera que mora e tem comércio por lá mantém sua cultura sem ser intolerante com a nossa.
Adoro a feirinha de sábado, que além de ter vários itens decorativos, utilidades domésticas e coisas bonitinhas feitas à mão como toda feirinha, também tem vários objetos curiosos japoneses. Os mercados japoneses também são ótimos pra aprender se divertindo com comida, tem vários produtos bem loucos, e os chocolates importados que nós amamos (Milka e Lindt) custando menos que em muitos outros lugares, mas se você conhece algum lugar com Milka a menos de R$6, me conta que eu me teletransporto pra lá agorinha mesmo.
Tem também o museu da Imigração Japonesa, mas confesso que nunca fui lá porque sempre vou na Liberdade em fins de tarde de sábado e não sei se fica aberto.
Até o Bradesco lá é lindinho e temático, olha só:
Vocês conhecem mais alguma coisa imperdível? Me contem que eu coloco aqui!
Agora vou dar umas dicas básicas pra você se divertir muito por lá:
• Mesmo que você tenha carro, vá de metrô. As ruas são muito apertadinhas e cheias, e os estacionamentos são bem caros.
• Esteja disposto a andar bastante se for fazer compras. As diferenças entre os preços de duas lojas são bem grandes, parece que tudo lá é pela lei da compensação, então pesquise bastante. Até Melona tem variação grande de preço, já paguei R$4,50 numa loja e depois chorei quando na loja seguinte estava R$3.
• Esteja preparado pra ficar em lugares apertados. As lojas costumam ser bem estreitinhas e estão sempre cheias, mas não se preocupe que o atendimento é bem rápido na maioria dos lugares.
• Esteja preparado pra ver bastante gente exótica, afinal lá é o paraíso dos otakus e pessoas de cabelo colorido que gostariam de poder sair de casa usando pantufa (euzinha).
• Não torça o nariz pra coisas estranhas, a não ser que seja uma comida com ingredientes que você odeia ou algo que pareça vivo e letal (tipo aquele bicho da primeira imagem).
• Se você chegar num Giraffa's já foi longe demais, pra perto da Sé, que além de ser uma região perigosa e feia, pra mim tem uma energia péssima.
(Apesar de ser grudadinha na região da Sé, a Liberdade tem uma atmosfera muito gostosa e tranqüila, aposto que é por causa de meditações e várias coisas zen legais que as pessoas fazem lá).

Espero que tenham gostado, gente. Eu nunca coloquei tantas imagens num post, tomara que tenha ficado bom mesmo assim! Vocês moram em São Paulo ou por perto? Conhecem a Liberdade? Morrem de vontade? Me contem nos comentários! Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...