quinta-feira, setembro 19

O cronograma capilar – Parte V

Oi, gente, tudo bem?
Depois de aprender o que é o cronograma e o que faz e como faz cada etapa (clique: Hidratação | Nutrição | Reconstrução), acho que surge uma dúvida: como eu monto meu cronograma?
Isso depende, obviamente, das necessidades do meu cabelo. Na semana depois de descolorir, eu gosto de fazer primeiro uma reconstrução, depois uma nutrição, e por último uma hidratação. Passado isso, quando meu cabelo não está mais tão frágil, eu observo o aspecto do meu cabelo pra saber o que ele está precisando no dia, e se não estiver precisando de nada, faço hidratação. Hidratação nunca é demais, desde que você não deixe de lado as outras duas etapas. Eu faço cronograma em todas as lavagens porque lavo o cabelo a cada três dias.

Um cabelo que precisa de hidratação é áspero ao toque, tem bastante frizz e volume em excesso, além de embaraçar muito.
Um cabelo que precisa de nutrição é visivelmente ressecado e pouco maleável.
Um cabelo que precisa de reconstrução é quebradiço e/ou fica com muito pouco volume. Muito menos volume que um cabelo comportado, sabe? O oposto de encorpado, olhando pra um fio individualmente você consegue percebê-lo muito fino.
Se você optar por fazer o cronograma como eu, essas são as suas pistas!
Agora vou mostrar pra vocês uma sugestão de cronograma pra cada caso específico:

Cronograma pra cabelos alisados (com queratina)
A maioria das progressivas tem uma alta concentração de queratina, por isso você sai do salão com o cabelo brilhante, com volume na medida certa e tal. Mas esse efeito dura pouco e, se você não cuida em casa, o cabelo tem grandes chances de ficar horroroso depois de uns dez dias. Pra não sobrecarregar o cabelo com queratina, recomendo que você substitua todas as reconstruções por nutrições durante um mês. Depois de um mês você pode seguir o cronograma pra cabelos descoloridos.
Faça esse cronograma duas vezes e depois comece o próximo, agora que você já deu um mês pro seu cabelo descansar da queratina.
Ah! Caso você não saiba se a sua química tinha queratina e seu cabeleireiro foi pro Azerbairjão antes que você pudesse perguntar ou morreu e levou o segredo do seu alisamento pro túmulo, tente seguir esse cronograma acima. Se seu cabelo continuar quebradiço e feio depois de duas semanas, não tinha queratina e pode fazer uma R, e depois começar a seguir o próximo cronograma.

Cronograma pra cabelos descoloridos
O descolorante serve pra tirar a pigmentação do seu cabelo, mas como ele é burro, ele leva tudo embora. Portanto, você precisa repor tudo! Como eu disse ali em cima, logo depois de descolorir, faço R-N-H, exatamente nessa ordem. Depois disso, se o cabelo ainda estiver detonado, mais uma R. Senão, não precisa. E agora você pode seguir esse cronograma:



 Também pode continuar repetindo, já que não é necessário fazer mais que duas R por mês se você só descoloriu o cabelo, e não fodeu ele todo, fazendo, sei lá, cinco descolorações seguidas com Yamá e ox de 40 volumes.

Cronograma pra cabelos com químicas leves
Pintou o cabelo? Tonalizou? Usou qualquer outro tipo de química leve, ou seja, que não leve formol, ácido glioxílico, tioglicolato ou guanidina? Pra ter cabelos impecáveis, você precisa cuidar um pouco mais do que quem tem cabelos virgens, olha só:
Esse cronograma também pode ser usado pra quem tem cabelos virgens mas não sentiu resultado no cronograma pra cabelos virgens.

Cronograma pra cabelos virgens
 Você nasceu com o cabelo que pediu a Deus e quer só deixá-lo impecavelmente brilhante e sedoso?
O único cuidado aqui é que você não compre uma reconstrução muito forte, senão pode ficar com os fios duros e quebradiços. Sempre procure por uma R que também seja hidratante! Como saber isso? Eu sempre procuro resenhas em blogs e sites de compras antes de adquirir algum produto, foi por isso que recentemente comprei a Midollo de Bamboo (resenha em breve) ao invés da Rigen.


Observação importantérrima: tem gente que monta cronograma com U. Eu não vou marcar o dia da sua umectação, pelo amor de Deus! Você pode fazer umectação em até metade das suas nutrições, mais que isso fica muito oleoso, experiência própria! Pra mim uma umectação por mês já é mais que suficiente, mas isso depende do grau de detonação do seu cabelo e do quanto sua máscara de nutrição é eficiente.
Outra observação quase tão importante: esse cronograma não significa que você é obrigada a lavar o cabelo x vezes por semana, tá? Se você lava a cada três dias, por exemplo, você segue essa mesma ordem mesmo que passe do período de duas semanas, o importante é não pular nada. Se você lava todos os dias, nos dias que sobrarem é só condicionar, pode fazer H mas geralmente não será necessário.


Bônus: Cronograma pra cabelos que passaram por cinco descolorações seguidas com Yamá e ox de 40 volumes
Esse é um cronograma especial pra quem fez uma cagada terrível no cabelo com descoloração, e teve ou ficou pertinho do corte químico! Vejo nos grupos sobre cabelo muita gente dizendo que fez duas descolorações num dia, três na semana, etc. Eu mesma já fiz uma esperteza dessas, acontece.
Você vai precisar ter duas máscaras reconstrutoras, e aqui eu serei mais autoritária porque é um crono de emergência pra três semanas, okay? Você pode querer ajuda de um cabeleireiro também, dá pra fazer todas as etapas em casa, mas eu acho muito bom fazer uma R no salão pós-química, pra mim dá muita diferença.
U+N significa fazer uma umectação noturna, e no dia seguinte lavar e fazer N. Caso você não tenha tempo, pode fazer uma umectação de uma hora no mesmo dia que a N. No post sobre nutrição  você aprende a fazer umectação, e aqui tem uma sugestão de H+N.
A primeira R forte deve ser feita o mais rápido possível e eu recomendo que você finalize com condicionador misturado a algumas gotinhas de vinagre, caso não tenha acidificante. Clique aqui pra saber mais sobre acidificação capilar.
Esse cronograma tem muitas reconstruções porque, se você vai recorrer a esse cronograma, significa que seu cabelo está fraquíssimo e terrível, por isso não deve mais ser usado quando seu cabelo ficar bom, senão ele pode quebrar e ficar ruim de novo!
Depois das três semanas, pode fazer o cronograma normal pra cabelos descoloridos.

Gente, o post ficou enorme mas espero que tenha ajudado muito! Beijo e até amanhã ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...