Acho que a maioria de vocês acompanha a fanpage do blog e já sabe que eu fiz uma descoloração global no sábado. Foi a quarta vez que fiz isso, a primeira foi pra passar vermelho, a segunda foi uma catástrofe (já falei aqui sobre elas), a terceira foi em abril mas eu comprei pouco descolorante e alguns pedaços do meu cabelo mancharam, então dessa vez resolvi descolorir inteiro pra passar uma cor mais clara e pra arrumar de uma vez por todas essas manchas.
Eu fiquei super triste porque o descolorante que eu usei só abre pro amarelo ovo e eu estava sonhando que conseguiria ficar com uma cor parecida com a linda e maravilhosa da Doe Deere, mas não rolou, apesar de a mistura de anilina ter ficado da cor certa. Então resolvi deixar o rosa bonito no comprimento e escurecer a raiz pra um lilás escurinho, porque não gosto de mim com nenhuma cor clara, horrível olhar pro espelho e ver a Nicki Minaj! Eu gostei, o Pedro (que no meio do processo foi comprar mais ox pra mim) gostou, os lindos do facebook gostaram, então diminuiu a dor no coração de não ficar como eu queria.
Enfim, vim contar pra vocês como meu cabelo ficou, e principalmente, como ele sobreviveu lindíssimo a uma descoloração.
Agora as crianças gritam "Olha mãe, cabelo rosa" |
Vamos a todos os segredos pra sobreviver tranquilamente à descoloração, mantendo até as pontas bonitas e saudáveis, mesmo que você tenha cabelo naturalmente fino e longo como eu:
• Faça cronograma capilar. Já tá de saco cheio de ouvir isso? Mas é a verdade, não existe milagre, existe cronograma.
• A maioria das pessoas aconselha a "caprichar no cronograma" antes de descolorir. O que eu fiz foi usar mais o shampoo Gold Shimmer, que não agride os fios (pelo contrário, trata pra caramba) e fazer uma reconstrução alguns dias antes de descolorir.
• Antes de descolorir, passe um óleo vegetal puro no cabelo. Ele vai criar uma película protetora no fio, mas não vai interferir na eficácia da descoloração, porque o óleo não se mistura com a água oxigenada. É esse o princípio de descolorir com o cabelo sujo, só que com o óleo é muito mais eficaz e sua cabeça coça muito menos, eu tinha lavado o cabelo no dia anterior à descoloração. Eu usei azeite. Não precisa besuntar demais como na umectação, passa uma quantidade suficiente pra deixá-lo só bem oleoso.
Já vi gente falando pra colocar um pouco de creme de hidratação na mistura de ox e pó, e eu até fiz um teste de mecha na quinta: separei duas mechas, uma em cada lado da cabeça pra eu conseguir ver bem a diferença, e em uma eu passei azeite e logo em seguida a ox; na outra passei essa mistura com o creme, e com o creme não abriu quase nada.
Sabe por quê, gente? O creme e a ox têm água, eles são miscíveis, então o creme interfere no processo químico da ox, tornando-o menos eficiente. Isso protege o cabelo? Até protege, mas a descoloração fica completamente ineficaz! Já com óleo deu certo porque ele e a água oxigenada são imiscíveis, então ele protege o cabelo sem tirar a eficácia da descoloração. Tirei uma foto só do meu teste de mecha (da mecha que deu certo), me recuso a tirar fotos descolorida porque fico ridícula hahahah
Um pouco antes de enxaguar |
Depois de seco |
• Compre descolorante pra sobrar. Eu comprei três tubos de 75ml de ox dessa vez, e ainda assim precisei de mais dois. Se possível, compre a garrafinha grande, eu só não comprei porque não achei de 30 volumes da Amend e não queria comprar pelo site e pagar frete.
• Quando você perceber que o descolorante já abriu bastante o tom, pode enxaguar, mesmo que não tenha dado o tempo estipulado pelo fabricante. Quarenta minutos é o tempo máximo pra permanecer com o produto no cabelo antes que ele pare de clarear e comece a só danificar. Se já clareou o suficiente com 20 minutos, pode enxaguar sem medo.
• Enxague o descolorante com um bom shampoo, que vá embaraçar seu cabelo o mínimo possível. Se você acha o Gold Shimmer muito caro, indico o Alta Moda Oil Argan, que é excelente. Lavei primeiro com ele e depois com o Gold Shimmer, e o kit dele com condicionador na Americanas, ambos 300ml, está R$25. Ele geralmente não é caro, mas é uma economia de pelo menos dez reais.
Pra descoloração, eu usei o pó verde da Amend, que abre super rápido. A indicação do fabricante é que você use com ox de 10 volumes porque é pra cabelos que tenham outras químicas, mas eu usei com de 30, da mesma marca.
Eu indico esse pó pra quem quer só remover bastante a pigmentação de uma tinta, porque sai em quinze minutinhos sem danificar (meu roxo bem escuro abriu praquele rosinha chiclete) e pra quem vai passar uma cor que pegue perfeitamente num fundo amarelo-ovo (como ficou minha raiz), infelizmente esse pó não é azul nem abre pra um tom claríssimo. Os outros descolorantes da Amend também são muito bons, e todo mundo fala super bem do Supermeches, da Alfaparf. Nunca usei, mas confio nessa marca, assim que meu pote de 300g de pó acabar, vou comprá-lo e conto pra vocês. E, como eu já disse aqui, dá pra comprar o Blond Me da Schwarzkopf fracionado pela internet, não sai tão caro e abre até 9 tons.
Depois de pintar com a anilina, usei a máscara Gold Shimmer, e essa foi a cereja no bolo de delícias do meu cabelo. Ela fez uma diferença absurda, gente, melhor produto! Recomendo muito que vocês tenham uma máscara mais poderosa pra ocasiões especiais, faz a maior diferença do mundo! Eu comprei uma nanoqueratinização no Uva Rosa pra fazer depois da descoloração, e só vou fazer porque já está paga, porque meu cabelo já está super recuperado. Vou fazer hoje e logo conto pra vocês.
Por hoje é só, gente! Pra quem acha que eu já estou começando a ficar fina demais e ter produtos caros (o que super não é verdade porque eu só aproveito promoções muito boas), estou preparando um post com dicas pra ter bons produtos sem gastar demais!
Espero que o post tenha ajudado bastante, beijo e até amanhã ♥