sexta-feira, agosto 16

Quebra, queda e corte químico #3


Coloca a musiquinha de suspense que chegou a hora de falar sobre o problema mais temido da história da humanidade: o corte químico!
Pra ler sobre suas duas parceiras menos assustadoras, quebra e queda, clique aqui e aqui.

O que é?
Cuidado com o coraçãozinho fraco: corte químico é quando acontece isso:
 
Seu cabelo fica elástico, duro, e simplesmente cai um pedaço. É tipo uma quebra generalizada numa mecha enfraquecida – ou, Deus nos livre, no cabelo todo enfraquecido. E nem sempre acontece imediatamente depois do procedimento perigoso, viu?
É triste? Sim. Dói o coraçãozinho? Pra mim dói até de ver nos outros, porque eu felizmente nunca tive. Abala a auto-estima? Com certeza, principalmente pra quem tem cabelo longo e o ama muito. Mas tem que servir pelo menos de lição pra ver o que você está fazendo de errado no seu cabelo, e quem sabe pra você aprender a se gostar mais, descobrindo que fica maravilhosa com um cabelo mais curto e que é uma linda independente do cabelo! Como essa é a experiência que mais influi na auto-estima, acho que é válido falar um pouquinho sobre o seu psicológico. Cabelo é lindo, maravilhoso, moldura do rosto, mas não é tudo, nem é motivo pra gostarem ou desgostarem de você. A Erika Nasch do Clube do Cabelo e Cia passou por isso e reagiu super bem, acho que vale a pena ver esse video dela pra lembrar caso você sofra corte químico algum dia.
Como evitar?
• Use bons descolorantes. Evite água oxigenada 40 volumes, ela descolore praticamente igual a de 30 danificando muito mais (lembra quando eu disse que cada volume tem 3% a mais de peróxido de hidrogênio que o anterior? Isso é coisa pra caramba, viu?)
• Não utilize químicas incompatíveis entre si, PELO AMOR DE DEUS! Se você descolore os cabelos, precisa tomar muito cuidado com os alisamentos. Ácido glicoxílico, tioglicolato, guanidina, formol... se você já descoloriu os cabelos, você não pode usar alisamento à base desses produtos! Alguns alisamentos podem ser feitos ANTES da descoloração. Consulte um cabeleireiro de confiança!
Muitas meninas têm uma certa paranóia em assumir o cabelo natural, ou acham que secador e chapinha são os maiores vilões... eu acho que qualquer cabelo bem cuidado fica lindo ao natural, e sou a favor do uso do secador e chapinha sim! Acho que é a opção mais segura pra ser lisa, já que pelo menos eles não colocam nenhum ingrediente perigoso nos seus fios. Como eu já disse, desde que você saiba cuidar do cabelo, não tem problema. Se você usa chapinha com muita frequência, vale investir num protetor térmico mais caro, garanto que sai muito mais em conta que um alisamento que pode fazer seu cabelo cair todo!
Ah! E não esqueça de dar preferência a chapinhas de cerâmica, hoje em dia elas são bem baratinhas.
• Siga uma rotina de cuidados com seus cabelos, se certificando de repor tudo o que ele precisa (clique aqui e aqui para ler sobre o Cronograma Capilar).
• Nunca faça duas descolorações num mesmo dia, nem com o melhor descolorante do mundo! Melhor ter cabelo manchado que ficar careca. Depois da descoloração, você pode matizar o cabelo misturando num pote plástico duas gotinhas de violeta genciana e creme branco em quantidade suficiente para cobrir seu cabelo. Geralmente dá pra disfarçar várias manchas também. Logo eu faço um post pra falar mais sobre a nossa querida VG.

Como reverter?

Com paciência, dedicação e dinheiro!
Creio que a primeira coisa a se fazer depois de sofrer um corte químico é ir pro salão fazer um novo corte – porque vamos combinar que é melhor um cabelo curtinho saudável do que ficar cuidando de um cabelão que não te dá mais resultados, só desgosto e gasto, né? Além disso, o corte vai disfarçar a parte de cabelo que está “faltando”. Lembre-se sempre de que cabelo cresce e de que hoje em dia existem muitas opções de apliques com cabelos naturais que ficam muito realistas e não são muito caros (o da Dhermo Bella é muito bem recomendado). Se o corte químico deixou pedaços “carecas” no seu couro cabeludo, também existem perucas bem realistas e em conta em todas as lojinhas virtuais do mundo. Pra tudo tem solução.
Além do corte, faça uma reconstrução com um cabeleireiro de confiança. Aqui não dá pra economizar, só avalie bem suas opções. Às vezes dois salões cobram preços bem diferentes pra fazer a mesma coisa. Deixe o desespero um pouquinho de lado e pesquise. Por exemplo, quando eu fiz duas descolorações seguidas com Yamá e só não tive corte químico por um milagre, fiz uma reconstrução de 50 reais que deu uma ótima ajuda pro meu cabelo.
(Isso no interior, mas já já eu conto pra vocês como gastar pouco com procedimentos de salão).
E depois disso? Montar um cronograma capilar bem intenso, fazendo pelo menos uma reconstrução por semana até sentir os cabelos mais fortes! Aí fica a seu critério continuar dando uma passada no salão de vez em quando ou não, mas invista em bons produtos. A minha dica é que você compre queratina líquida, bepantol líquido, ampolas de tratamento e óleos vegetais puros pra misturar nas suas máscaras e otimizar o tratamento. Mas tudo isso leva tempo e esforço!
Falo por experiência própria que, depois do episódio das descolorações, meu cabelo não foi mais o mesmo por um bom tempo. Como não sofri corte químico, não cortei curtinho, só ia tirando as pontas feias sempre. E, desde janeiro de 2010, posso dizer que meu cabelo só voltou a ser saudável de verdade e a ficar sem volume e frizz sem eu usar chapinha em dezembro de 2012. Nesse período, pintei de preto (julho/2011), parei de usar tinta (novembro/2011) e fiquei com o cabelo virgem até dezembro de 2012, quando fiz californiana laranja. Confesso que no período do cabelo preto/natural, que foram minhas épocas de vestibular, eu tinha parado de cuidar direito. Mas ainda assim, seu cabelo vai demorar um pouco pra voltar a ser saudável, então não desanime se os resultados forem aparecendo sutilmente!
Pelo menos o cabelo tava bonito
Clicando aqui você pode ler a experiência da Ju Lopes do blog Patricinha Esperta, é o primeiro post de uma série que ela conta todos os cuidados que ela teve e indica produtos baratinhos também.
Por hoje é só, seus bonitos! Espero que eu os tenha ajudado com o post de hoje. Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...