O condicionador faz diferença porque normaliza a eletricidade (arrepiado) causada pelo uso do shampoo, que tem íons negativos, emitindo íons positivos. Além disso, seu pH é no máximo 3, enquanto as máscaras de pH mais baixo costumam apresentar o valor de 3,5.
Quanto menor o pH, mais seladas ficam as escamas do cabelo. O pH é uma escala logarítmica de base 10, portanto a diferença de 0,5 é relevante.
Pra entender melhor sobre a relação cabelo x pH, dá uma olhada nesse post que ficou bem completo e didático.
Claro que usar condicionador da mesma linha do shampoo e/ou da máscara potencializa ainda mais o resultado final, mas você não é obrigada a comprar sempre uma linha inteira, ok? Mais importante é dar preferência a condicionadores que não tenham petrolatos.
Os dois condicionadores que eu uso e gosto muito são o Poker Straight da Lee Stafford (resenha aqui) e o AMO da Yenzah (resenha aqui). Ambos deixam o cabelo muito bom, aliás, eles já funcionam bem quando usados sozinhos (sem nenhuma máscara de tratamento antes, só shampoo).
Uma das maiores diferenças que eu sinto ao usar condicionador após a máscara é que meu cabelo fica mais encorpado, sabe? Recentemente estava achando ele muito ralinho. Além disso, ajuda a embaraçar menos.
Qual seu condicionador preferido?