quinta-feira, dezembro 26

Saiba tudo sobre o bepantol

Oi, gente, tudo bem?
Sei que quase todos vocês já estão cansados de usar Bepantol líquido nos cabelos e Bepantol pomada nos lábios, mas hoje vamos aprender mais algumas coisinhas novas sobre esse álcool maravilhoso!
"Como assim o Bepantol é um álcool, gente??"
Simplificadamente, é só olhar pro desenho acima: aquela é a molécula do dexpantenol (o ingrediente ativo do Bepantol, Bepantriz e algumas outras pomadas genéricas). Essa é uma molécula orgânica, portanto todos os átomos ocultos (representados pelos pontinhos entre dois traços) são átomos de carbono, e apenas os grupos funcionais são mostrados.
O álcool é um grupo funcional representado pela ligação OH (hidroxila) a um carbono. Apesar de haverem outros grupos funcionais no dexpantenol, há um maior número de hidroxilas, e é por isso que ele é um álcool. No entanto, o Bepantol não tem as mesmas características do etanol, por exemplo (que é o álcool que todo mundo tem em casa). Parte disso se deve à presença de outros grupos funcionais na molécula.
E agora talvez você esteja se perguntando:
"Bepantol pomada é a mesma coisa que Hipoglós?"
Não! Não me venha passar Hipoglós nos beiços! A formulação da clássica pomada de bebê leva Vitamina A (retinol) e Vitamina D (calcifenol). Até os excipientes (ingredientes que ajudam na absorção e conservação dos ativos principais) são diferentes.
Como vocês sabem, o Bepantol é um dos mais comuns e adorados ingredientes pra hidratar o cabelo. Veja alguns modos de usar o Bepantol (líquido) nos cabelos:
- Pode ser misturado no frasco do shampoo,condicionador, ou leave-in; use mais ou menos uma tampinha num frasco comum (250-300ml). Chacoalhe o frasco ao colocar e todas as vezes que for usar, pra misturar bem. Use normalmente.
- Pode ser misturado a cremes de hidratação pra potencializar seu efeito. Misture meia tampinha com creme o bastante pra cobrir todo seu cabelo num recipiente não-metálico e obedeça o tempo de ação do produto. Às vezes acrescento açúcar também, e deixo agir por vinte minutos (sem touca nem nada).
Cuidado: nunca misture nada diretamente no pote de uma máscara capilar, pode prejudicar o efeito dela. Sempre faça misturas na hora apenas com o que for usar, em outro recipiente. Jamais guarde de volta o que sobrar.
- Pode ser aplicado puro nos cabelos limpos e levemente úmidos. Nesse caso, é possível que você precise da ajuda de um borrifador.
O bepantol é maravilhoso pra cabelos ressecados, e ajuda muito quem está com danos mais profundos nos fios, mas não vai fazer milagre caso você também não reponha os lipídeos e aminoácidos necessários à constituição de um cabelo saudável!

O dexpantenol também é um potente regenerador para as camadas mais superficiais da pele. O Bepantol pomada pode ser usado principalmente para:
- Hidratar os lábios; caso queira remover aquelas peles que surgem quando faz muito frio ou muito calor, não deixe de ler sobre esfoliação labial caseira.
- Hidratar cotovelos e joelhos. Pode aplicar puro (quando estiverem muito ressecados) ou misturar na mão com um pouco de creme hidratante corporal, pra potencializá-lo.
- Aplicar em machucados. Depois de limpar apropriadamente, coloque um pouco de Bepantol sobre a ferida, o efeito é tão impressionante que você logo vai ver formar uma casquinha fina de pele. Pode ser qualquer tipo de lesão: arranhões leves, cortes com gilete, bolhas nos pés e até mesmo queimaduras. E, claro, assaduras, que é o motivo da existência desse produto.
 - Cicatrizar tatuagens. Como vocês devem saber, a tatuagem "machuca" as camadas externas da pele pra depositar pigmento, e é por isso que a área fica tão vermelha e sensível por alguns dias. Quando fiz minha tatuagem, comprei com o tatuador um creme que ele mesmo fazia, à base de Bepantol e erva doce, e minha cicatrização completa levou apenas quatro dias (é pequenininha, mas o tempo médio é uma semana). Também é possível usar em áreas que estejam muito sensíveis após a depilação com cera, mas mesmo assim não deixe de usar um bom produto pós-depilatório.
- Hidratar o rosto. Aplique um pouquinho por toda a parte ressecada do rosto, mas cuidado! A pomada é bastante oleosa, essa função só vai ser realmente benéfica pra quem tem pele seca e sofre bastante nos dias mais frios, okay?

Além disso, existem coisas que tanto o Bepantol líquido quanto o Bepantol pomada podem fazer:
- Auxiliar no crescimento de cílios e sobrancelhas. Aplique antes de dormir; no caso de usar o Bepantol líquido, use um algodão ou, se preferir, coloque algumas gotas dentro do seu rímel.
- Fortalecer unhas. No caso da pomada, aplique uma camada fina diretamente nas unhas e deixe agir por alguns minutos, até desaparecer. No caso do líquido, use um conta-gotas pra colocar de 10 a 15 gotas dentro da base que você usa.
E o preço?
Infelizmente, depois do boom de popularização na internet, o Bepantol (da Bayer) ficou muito mais caro! No começo do ano um frasco de 50ml custava por volta de quinze reais, agora já fica perto de R$25. Apesar do rendimento e dos efeitos ótimos, quando meu estoque acabar eu provavelmente não compro mais. Já o Bepantol pomada (que tem mais ou menos o mesmo preço por 20g) tem um genérico maravilhoso chamado Bepantriz, do laboratório Cimed (que não é tão famoso quanto o Bayer). Eu uso e sinceramente acho até melhor, é ligeiramente menos melequenta e a embalagem é mil vezes mais prática, a de Bepantol desperdiça muito produto porque vai ficando toda amassada e retorcida. Bepantriz custa, no máximo, quinze reais por 30g. Pra mim compensa muito, tenho usado em todos os machucados do mundo, passo sempre nas unhas, pós-depilação e tudo, e tenho a mesma bisnaga há uns três meses.

Espero que tenham gostado do post e aprendido algo novo, lindos!
Se alguém tiver algum uso super revolucionário pro Bepantol me conta, vou adorar saber. Beijo e bom fim de semana ♥
Este post não é um publieditorial, mas se você quer que eu conheça seus serviços ou produtos e fale sobre no blog, entre em contato comigo, eu vou adorar

segunda-feira, dezembro 23

Pintando o cabelo com anilina

Oi, gente, tudo bem?
Eu sei que esse tipo de tutorial já existe em muitos lugares da internet, mas quis fazer o meu, já que anilina é um tema muito recorrente aqui e várias pessoas me mandam perguntas sobre isso. Sem contar que a maioria dos blogs que eu já olhei antes de pintar o cabelo eram aqueles com fundo preto e letra colorida em miguxês hahahah
Então hoje vamos aprender direitinho a pintar o cabelo usando anilina pra madeira!
Em lojas de artesanato, como o Armarinho Santa Cecília (na 25 de março), lojas que vendam outros tipos de tintas artísticas e decorações feitas de madeira, como essa e essa aqui (que eram onde eu comprava antes de morar em São Paulo), além de armarinhos, e, claro, pela internet: recomendo a Outsidethebox e a própria loja online do Armarinho Santa Cecília.

Existem várias marcas de anilina no mercado, e dá pra dizer que todas são boas, dependendo mesmo da sua preferência por cor, já que o verde de uma marca é muito diferente do verde de outra, por exemplo.
Minha marca preferida atualmente é a Colorgil, mas já gostei muito da Salisil e sou maluca por algumas cores da Lacxe. Escolha com base na cor que você deseja, e não em opiniões de "x marca é boa".
A variedade de cores é mais ou menos a mesma, a Colorgil (Ortoquímica) possui por volta de vinte cores, a Lacxe por volta de quinze, a Salisil possui vinte e seis cores mas algumas delas são marrons e bege.
Além dessas, também existe a Gliter (que eu nunca usei e que tem apenas doze cores), e a Gaúcha (que também nunca usei).
O preço de qualquer marca não passa de cinco reais, e um único potinho rende bem mais que uma aplicação, principalmente no caso da Colorgil, que é extremamente concentrada.

Repita o mantra: eu não vou usar nenhum outro tipo de anilina que não seja pra madeira no meu lindo cabelinho.
É necessário descolorir antes de usar anilina.
"E se meu cabelo é loiro natural?" Nesse caso, faça uma mistura de pó descolorante + água oxigenada 10 volumes na proporção normal (uma porção de pó pra duas de ox) pra abrir as escamas do cabelo e permitir que ele receba a pigmentação. Você também pode fazer uma descoloração normal e deixar o seu cabelo super clarinho, afinal quanto mais claro estiver o seu cabelo, mais bonita e viva a cor ficará.
Pra saber como descolorir o cabelo sem deixá-lo todo horroroso, clique aqui e aqui. Pra saber mais sobre marcas de descolorante, clique aqui.
Agora prepare uma camiseta velha e bastante jornal ou papelão pra cobrir todas as superfícies que forem ficar próximas de você, anilina mancha muito! As manchas saem de tudo, menos tecido, mas é um saco de limpar, então o melhor é prevenir mesmo que elas aconteçam.
Além disso, você também vai precisar da anilina, álcool (ou água quente), um pote grande e limpo, creme branco pra cabelo, luvas e pincel (os dois últimos são opcionais, eu não uso).

Pintar com anilina é muito simples e você pode fazer sozinha desde que tenha a ajuda de um espelhinho pra verificar se coloriu todos os fios atrás (ou pedindo pra alguém olhar isso pra você).
Basta diluir anilina em álcool dentro de um copinho descartável e misturar num creme branco. Dê preferência a fazer isso num recipiente também branco (e SEMPRE não-metálico), pra poder ver a cor da mistura sem nada mais interferindo. O ideal é que o creme esteja um pouco mais escuro que o tom desejado no cabelo. Um recipiente perfeito pra isso é aquele de sorvete de um litro e meio, aí você já joga fora e é uma coisa a menos pra limpar.
Misture a anilina diluída em álcool com o creme e mexa com um pincel de cabelo, uma pá de plástico pequena ou colherzinha descartável. Pode ser necessário diluir mais anilina caso o creme não esteja escuro o bastante.
Caso você queira deixar o cabelo azul ou roxo, também existe a opção de usar, respectivamente, azul de metileno ou violeta genciana, conhecidos simplesmente por AM e VG. Ambos são medicamentos (inclusive uso VG quando machuco o dedo) extremamente pigmentados e líquidos (o solvente deles também é álcool), o que torna muito fácil e prático diluir no creme. Meu roxo é VG e eu gosto muito, sinto que dura até mais que a anilina!
AM eu nunca usei, mas todo mundo que já usou gosta.
Ah! Ambos podem ser encontrados em quase qualquer farmácia, mais um fator de praticidade em relação à anilina.

"Passo anilina com o cabelo seco ou molhado?" É mais recomendável que com o cabelo seco. Quanto mais molhado o cabelo, maiores as chances de a cor ficar manchada. No entanto, quando eu vou pintar no dia em que eu descolori, deixo o cabelo secar um pouco naturalmente e pinto ele ainda úmido mesmo. Nunca tive nenhum problema com isso. O que deve ser evitado mesmo é passar quando o cabelo ainda está muito molhado.
"O álcool não resseca o cabelo?" Não nesse caso. Você geralmente só usa uma tampinha de álcool, em comparação a quantidade de creme usada isso não é nada, o creme neutraliza o efeito de ressecamento que o álcool normalmente causa.
"Que quantidade de creme eu devo usar?" O bastante pra cobrir seu cabelo com folga. Eu já faço isso a olho, mas pra um cabelo longo como o meu a quantidade aproximada é de 10 colheres de sopa bem cheias.
"Qual creme devo usar?" O creme que o seu coração desejar. Pode ser qualquer um, desde que seja branco. Vale até condicionador, mas, pra sua comodidade, é melhor usar um creme mais consistente que não fique escorrendo.
Eu retoco a cada duas semanas e uso bastante creme a cada retoque, então compro quilos e quilos de Skala, aquele creme que o quilo custa menos de cinco reais. Nunca tive problema com isso, de fato, eu diria que ele é o melhor amigo de quem usa anilina hahaha
"A cada quanto tempo devo retocar?" Novamente, com a freqüencia que você quiser. Isso depende não somente da cor que você está passando (cores frias, como roxo e azul, desbotam mais rápido) como do seu gosto pela cor que vai ficando conforme desbota. O roxo eu retoco de quinze em quinze dias, senão começa a ficar acinzentado e até a aparecer o loiro embaixo; já o rosa eu demorei mais ou menos um mês e meio pra fazer o primeiro retoque, porque foi ficando mais bonito conforme desbotava.
"Qual o tempo de ação da anilina?" Isso é bastante controverso, tem gente que diz que fixa melhor se ficar umas duas horas, tem gente que diz que meia hora é mais que suficiente... eu deixo no mínimo 40 minutos.
"Preciso usar luvas?" Não é obrigatório, eu inclusive não gosto de usar, mas quando você não usa, suas mãos ficam manchadas por uns dois ou três dias. Além disso, você pode sair manchando objetos e paredes se não tiver cuidado. Eu geralmente retoco sem luvas e daí coloco luvas pra manusear as coisas que estão limpas hahaha
"Como tiro as manchas?" Eu tiro as manchas de todos os móveis, pia, box, etc com uma esponja cheia de álcool e Pinho Sol. As do rosto eu esfrego bastante com sabonete Protex, não sai tudo no dia mas já ameniza. Algumas meninas usam demaquilante e acetona pra isso.
As das mãos saem rapidinho lavando louça hahaha mas eu sempre esfrego bastante com sabonete e álcool.
"Como faço pra misturar duas anilinas diferentes?" Pode diluir as duas juntas ou diluir separadamente e juntar no creme. Não tem mistério, só fique atenta à proporção pra não acabar obtendo uma cor muito diferente da desejada.

 A manutenção de um cabelo colorido é delicada devido à descoloração, já que pra manter a cor em si, basta retocar quando achar que ela está feia, fazendo as mesmas coisas que você fez da primeira vez. Não deixe de seguir um cronograma capilar usando produtos de boa qualidade.
Tem um único site sobre anilina que eu acho super completo, esse aqui. Quem estiver com alguma dúvida dá uma olhada que com certeza vai encontrar a resposta, mas caso contrário, pode me perguntar à vontade!

Espero que tenham gostado do post, lindos! Acredito que muitos de vocês tinham bastante dúvida sobre isso. Beijo e boa preparação de natal hahaha ♥

domingo, dezembro 22

Pós-química: o kit definitivo

Oi, gente, tudo bem?
Retoquei a minha raiz na sexta e aproveitei pra clarear um pouco a parte rosa, das pontas. Estava morrendo de medo de ficar tudo horroroso, já que o meu cabelo é naturalmente bem frágil, mas ficou tudo bem, e dessa vez eu nem usei minha queridinha Gold Shimmer. Aliás, meu potinho das maravilhas está acabando e o Natal tá chegando, não pode ser coincidência isso né gente? hahahaha
Usei três produtos que, juntos, custam por volta de setenta reais, e tiveram um efeito excelente no meu cabelo. Vejam a foto do dia seguinte à descoloração, com o cabelo seco naturalmente:
Desculpa, Brasil, só sei tirar foto fazendo carão
Mas não reparem no carão, reparem no cabelo completamente recuperado e maravilhoso!
Obviamente, além desses três produtinhos lindos, tem outro segredinho, mas eu conto na sequência.
Pra ficar com o cabelo lindo, forte e saudável no mesmo dia da descoloração, você vai precisar de:
- Máscara Elseve Arginina Resist
- Ampola de Semi di lino Alta Moda
- Máscara Yenzah AMO
A primeira máscara é reconstrutora e beem desembaraçante (e barata, então pode besuntar o cabelo com ela tranquilamente).
A ampola custa uns quinze reais e vem com duas, mas a gente vai usar no máximo metade de uma. Além do semi di lino, que possui propriedades hidratantes, ela leva extrato de bambu na fórmula, que é um ingrediente fortalecedor pros cabelos.
A máscara da Yenzah custa por volta de 40 reais, mas tem um rendimento maravilhoso, tem óleos que devolvem a lubrificação ao cabelo, além de nutrir dá uma boa hidratada e é livre de petrolatos.
O procedimento é muito simples:
Basta fazer sua descoloração normalmente e lavar bem o cabelo com o shampoo de sua preferência. Sem miséria e sem medo de ressecar, nada pior que resíduos de descolorante nos fios! Eu usei meu shampoo de sempre, o de argan da Alta Moda.
Depois do shampoo, tire o excesso de água dos fios com cuidado e aplique, sem miséria, a máscara da Elseve. Não deixe de aplicar na região da raiz, no pós-química é muito importante que a raiz também seja tratada. Espalhe bem nos fios e verifique se você consegue pentear com um pente larguinho. A quantidade ideal é quando o cabelo estiver desembaraçando fácil.
Deixe agir por cerca de 15 minutos. O tempo de ação normal é cinco, mas eu não sei se com apenas cinco minutos vai dar certo.
Enxagüe abundantemente. Dê mais uma torcidinha suave no cabelo pra tirar o excesso de água.
Nesse momento você vai pintar o cabelo normalmente, seja seco ou úmido. O próximo passo deve ser feito depois do enxagüe da tinta.
Aplique uma quantidade suficiente da ampola pra cobrir todo seu cabelo, aos poucos, que ela é muito líquida. Spoiler: o cheiro é horrível. Eu amo essa ampola mais do que eu amo a minha vó, mas ela tem um cheiro que me lembra muito de banheiro mofado.
(A ampola, minha vó é super cheirosa.)
Deixe a ampola agir por cinco minutos, mas não tire. Agora você vai passar a máscara da Yenzah por cima. A essa altura seu cabelo já vai estar pelo menos um pouco desembaraçado, então se você é pobre e preza por economizar qualquer produto que custe mais de vinte reais, pode ficar sossegada que não vai ser necessário aplicar uma quantidade muito grande de creme.
Depois disso, pode tomar seu banho normal e deixar pra enxaguar no fim. Eu deixei por volta de dez minutos depois da aplicação da AMO.
Você concluiu seu milagre da recuperação capilar, mas isso não é tudo: não sei vocês, mas o meu cabelo fica muito chato e embaraçando por qualquer coisa depois que eu faço descoloração. Com isso, é preciso caprichar nos finalizadores: eu sinceramente usei todos os que eu tenho hahaha
E meu cabelo não ficou pesado nem maquiado: os finalizadores servem pra manter o tratamento no fio, dar maciez (no caso dos cremes de pentear) e lubrificação (no caso dos reparadores de pontas). É altamente recomendável que você deixe o cabelo secar naturalmente, apesar da tentação de escovar pra deixá-lo mais alinhado. Mas mesmo que você use secador, procure usar o jato frio, e chapinha nem pensar.
E pra mostrar que meu cabelo está saudável mesmo e na outra foto não parece bonito só por estar arrumado, essa sou eu descabelada depois de ficar fora de casa e sem pentear o cabelo uma tarde inteira: tá ninho de pomba, tá tempestade de vento, mas o brilho e a força continuam lá:
Pra minimizar o embaraçamento do cabelo, comecei a dormir com duas trancinhas, é uma boa se você também tem cabelo longo.

Espero que tenham gostado do post, lindos! Não esqueçam de mostrar praquela amiga que sempre fica desgostosa da vida e parecendo uma vassoura de piaçava toda vez que descolore o cabelo, okay?
Beijo e boa semana!
Este post não é um publieditorial, mas se você quer que eu conheça seus serviços ou produtos e fale sobre no blog, entre em contato comigo, eu vou adorar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...