sábado, maio 23

Cuidando do cabelo no frio

 Oi, gente! Tudo bem?
 Esse é meu terceiro outono aqui em São Paulo e, mais uma vez, estamos tendo um outono bem mais frio que o inverno costuma ser. Dá aquela preguicinha de lavar o cabelo, aquele medo de sair na rua de cabelo molhado e congelar (eu espirro de frio). O que fazer?

Pode usar secador sim!
 Eu sempre recomendo usar secador o mínimo possível, procurar não usar chapinha... mas se a outra opção for ficar horas incomodada com uma toalha na cabeça ou o cabelo molhado te deixando gelada, não precisa escolher sofrer. O negócio com o secador é saber como usá-lo de modo a minimizar os danos e o tempo de secagem. Nesse vídeo eu expliquei/mostrei detalhadamente como secar da melhor maneira possível.

E o shampoo a seco?
 É uma ótima solução temporária, pois suga a oleosidade do cabelo. Mas, com isso, ele pode ressecar um pouquinho, e provavelmente vai embaraçar com mais facilidade.
 Se você tem cabelo fino que embaraça muito fácil, não faça mais de uma aplicação do shampoo a seco entre duas lavagens de verdade. Já fiz um pequeno guia do shampoo a seco aqui no ano passado.

Nutra e hidrate.
 Com o uso do shampoo a seco e do secador, aumenta a necessidade de reposição hídrica e lipídica nos seus fios. É hora de usar aqueles produtos que agem em 3-5 minutos pra não ficar passando frio no banheiro enquanto espera a máscara agir. Escolha máscaras ricas em óleos e manteigas vegetais. Escolher um bom leave-in, seja creme, óleo ou spray, também é importante.
 Se você ainda não conhece o cronograma capilar, leia aqui sobre hidratação e aqui sobre nutrição.

 Meu cabelo recém-tingido
Lave o cabelo parcialmente na pia.
 Essa é boa pra quem tem o cabelo misto: lave sua franja e a raiz do cabelo na pia, evitando molhar o comprimento. É só molhar e passar shampoo normalmente, mas apenas no topo da cabeça. Use pouco condicionador, evitando o couro cabeludo.
 Você pode usar o secador em seguida ou deixar que seque naturalmente; vai levar menos da metade do tempo em ambos os casos.
 Desvantagem: nem todo mundo tem em casa uma pia que caiba a cabeça dentro (ou uma área de serviço interna e quentinha, pra usar o tanque). Aqui em casa, por exemplo, a torneira é muito pertinho da pia e não tem como.

Lave o cabelo de tarde.
 A tarde é o período menos frio do dia, de modo que dá menos preguiça de entrar no banho e raramente é necessário usar a água muito quente, que faz mal pro cabelo e desbota qualquer coloração.
 Além disso, é mais fácil deixar o cabelo secar naturalmente sem ficar muito incomodada e gelada durante a tarde. Eu procuro usar o sábado ou o domingo pra lavar o cabelo de tarde, e uso outro dia no meio da semana pra lavar de noite usando o secador.

Espero que tenham gostado! Me conta, como você cuida do seu cabelo no frio?
Beijo e bom sábado <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...