terça-feira, novembro 12

Perguntas da semana #3

Oi, oi, voltei!
Fiquei super feliz com todo mundo que disse que ficou com saudade então resolvi voltar com o assunto mais amado no blog: dúvidas capilares! Lembrando que vocês podem mandar suas dúvidas pra que elas apareçam aqui, inclusive uma das dúvidas de hoje eu recebi no ask.fm e achei que seria legal compartilhar com vocês porque o Cronograma Capilar ainda gera muitas dúvidas.
"Acho que a umectação não tá dando certo"
Eu tenho parte do cabelo cagada de descoloração, e uma parte virgem. Qual cronograma eu deveria fazer? 
"Eu tô tentando fazer o para cabelos descoloridos, mas parece que a parte virgem (que é maioria) não esta se dando muito bem mesmo eu tentando só na parte descolorida."
Faça o cronograma pra cabelos virgens no cabelo inteiro. Caso a parte virgem não se dê bem, procure verificar se o problema é apenas um dos produtos, pode ser que você esteja usando uma reconstrução muito forte da qual essa parte do cabelo não tem necessidade, ou fazendo muita umectação e deixando o cabelo oleoso, por exemplo. Acho que em cabelos virgens, que perdem pouquíssima massa, o legal é usar uma reconstrução fortalecedora como a Midollo di Bamboo.
Feito isso, a parte virgem não vai pesar e vai poder ser mantida tranquilamente. Agora vamos à parte descolorida: cabelo descolorido perdeu massa e portanto precisa de uma reconstrução boa e potente, bastante repositora de massa, que não deve ser feita na parte virgem.
Uma reconstrução boa e mais ou menos repositora de massa que uso e gosto é a cauterização Keramax. Mas dependendo do nível em que seu cabelo está danificado, pode ser que você precise de algo ainda mais forte. Um produto que nunca usei mas vejo ser muito bem recomendado é o RMC da Amend.
Além de ter perdido parte da estrutura do fio, a parte descolorida também é mais seca e pouco maleável, por isso precisa de umectação com mais freqüência que na parte virgem, que pode ficar muito oleosa com nutrições/umectações demais.
Supondo que a parte descolorida seja nas pontas fica mais fácil fazer umectação só nela. Pode deixar só por 30 minutos antes do banho, comigo tem tido praticamente o mesmo efeito da noturna que dá muito mais trabalho. Clique aqui pra saber como fazer umectação e aqui pra ler as perguntas e respostas mais frequentes sobre esse processo.
Procure seguir essa rotina por umas duas semanas, e se possível com máscaras reconstrutoras e/ou óleos vegetais diferentes pra se certificar de que o problema não é o produto. Se o cabelo não estiver melhorando, a solução é mesmo dar uma cortada. Todas nós odiamos cortar o cabelo, mas vamos combinar que é bem melhor que ficar com um pedaço todo espigado e feio que não responde mais aos tratamentos. Nesse post você pode entender a relação entre corte e crescimento do cabelo.


Quando devo usar tonalizante e quando ele não pega?
Tonalizante não é tinta. Tonalizante não cobre fios brancos, não penetra profundamente no cabelo, não muda nenhuma cor radicalmente, não clareia. Se você deseja alguma dessas coisas, desista e use tinta.
Ou seja: o tonalizante é uma coisa fraquinha feita pra realçar sua cor de cabelo ou alterá-la levemente. Assim como ele não danifica, também não tem a mesma eficiência da tintura. Senão a gente aboliria as tintas do mundo e só usaria tonalizante, né?
A tintura clareia cabelos virgens e, em alguns casos, até clareia um pouco outra tintura. Já o tonalizante só pode deixar seu cabelo mais escuro, ou, por exemplo, da mesma cor só que mais puxado pro vermelho.
Além disso, a duração do tonalizante é muito menor cerca de 15 dias contra um mês da maioria das tintas. Essa é uma média, obviamente existem cores e marcas que duram mais ou duram menos. O número de vezes que você lava o cabelo também interfere na duração.
Outra diferença importante é que o tonalizante deve ser aplicado no cabelo limpo, já que a gente só passa tintura com cabelo sujo pra proteger dos danos da amônia e água oxigenada, de 20, 30 ou até 40 volumes. No tonalizante a volumagem usada é obrigatoriamente 10, que só serve pra abrir um pouco a cutícula do cabelo e fixar o pigmento de forma superficial, e o cabelo sujo atrapalha essa fixação.
Pra aplicação do tonalizante, o cabelo pode estar tanto seco quanto úmido, desde que esteja limpo.
O tonalizante é usado em dois casos principais:
• Realçando cabelos naturais. Nesse caso, um cabelo loiro puxa pro ruivo ou um cabelo castanho médio fica de uma cor mais forte, por exemplo.
• Mantendo a cor da tinta. Nesse caso, alguns retoques da tintura comum são substituídos pelo tonalizante pra evitar a agressão da tinta. O mais comum é pintar uma vez por mês e usar tonalizante depois de 15 dias de cada retoque com tinta.
Olhem um exemplo que ficou lindíssimo:
Foto: blog Gostei, e agora?

Espero que tenham gostado e aprendido coisas legais, seus lindos! Se quiserem eu faço um post pra falar mais sobre tonalizantes, ou só com dúvidas sobre cronograma, vocês que sabem.
Quem tiver mais dúvidas sobre qualquer coisa (principalmente sobre cabelos, mas eu sou um guru universal hahaha) pode me mandar que eu respondo e respondo aqui, já sabem, né? Clique na aba Contato ali em cima pra saberem todas as formas de falar comigo!
E quem ainda não está participando do sorteio corre lá que o prazo acaba hoje! Beijo e boa terça ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...