sexta-feira, setembro 13

Cabelos longos vs. saúde #1

Oi, gente, tudo bem?
Isso mesmo, mais uma série interminável!
Mentira, tá? Eu pretendo fazer em duas partes apenas, mas se ficar mais coisa eu juro que posto tudo em dias seguidos porque adoro falar sobre a parte bioquímica da coisa <3
Todo mundo sabe que a saúde geral do seu corpo está intimamente ligada à saúde dos seus cabelos e unhas, inclusive, quando eles estão fracos e não há causa externa (tipo descoloração nos cabelos ou uso de acetona), servem de indicadores pra algum problema ainda mais sério... lembra na infância quando você tinha marquinhas brancas na unha que sua avó chamava de "presente" mas na verdade era anemia?
Hoje em dia somos muito preocupadas com nosso cabelo, e isso não tem problema nenhum, eu sou apaixonada pelo meu cabelo e tenho o maior prazer em cuidar dele! E toda mulher sempre quer uma barriga menor e um cabelo maior, né? O problema é quando a gente leva nosso Projeto Rapunzel ao extremo e fica obcecada, acreditando em qualquer receita mirabolante pra isso acontecer!
Aliás, foi no grupo do facebook chamado Projeto Rapunzel que eu vi várias coisas preocupantes! Primeiro, um suposto shampoo bomba onde você deixa cebola e alho dentro do shampoo por um mês e depois usa. Pra mim é extremamente suspeito e, sobretudo, eca! Não quero 1cm de cabelo a mais a troco de ficar com cheiro permanente de fim de feira.
Pra eu usar isso teria que garantir um cabelo assim, inclusive já platinado
 Não me manifestei muito sobre isso porque acredito que mal não vá fazer, já que esses produtos levam ingredientes naturais. Mas depois vi uma moça contando da rotina capilar que ela tinha montado onde, além de misturas caseiras mirabolantes que a própria já disse que usou e não deu certo (tipo uma meleca com mel e canela), ela iria usar shampoo bomba (provavelmente o "tradicional", de Monovin-A), Pill Food, Pantogar e uma coisa chamada Finasterida que eu nunca tinha ouvido falar, mas resolvi pesquisar após ver a resposta de uma pessoa que disse ter trabalhado em farmácia de manipulação, afirmando que fazia muito mal pra mulheres grávidas e que podia causar problemas de infertilidade nas mulheres.
Fui procurar saber sobre a substância e fiquei chocada que uma médica tenha indicado isso, ainda mais pra uma mulher jovem.
Finasterida (segundo a Wikipédia, também chamado Proscar, Propecia, Fincar, Finalop, Finpecia, Finax, Finast, Finara e Prosteride) é o nome do composto de fórmula C23H36N2O2 que inibe uma enzima cuja função é transformar testosterona em DHT (di-hidrotestosterona), uma substância presente em diversas partes do corpo masculino, inclusive nos folículos capilares (apenas dos homens), onde causa a calvície hereditária. O uso de um comprimido de Finasterida de 1mg por dia é o indicado para combater a queda de cabelo excessiva.
A calvície hereditária é uma doença rara em mulheres porque pra que uma mulher seja calva, é preciso que receba essa informação genética tanto da mãe quanto do pai. Já o homem já é calvo apenas com um alelo para a calvície. (Eu juro que tentei escrever uma aulinha de Genética aqui mas não rolou e eu apaguei, se alguém se interessar pode ver aqui de forma bem simplificada).
Acho que não preciso nem falar que queda de cabelo não é calvície, muito menos se foi ocasionada por química no cabelo ou má alimentação.

E mais: você não tem testosterona no seu corpo. Dizemos isso de forma simplificada, porque a gente tem sim um pouquinho de hormônio masculino, mas é um nadinha em comparação à quantidade de hormônios femininos que nós temos! E não é a DHT que causa sua queda de cabelo, okay? Você pode conferir alguns dos motivos aqui.
Não importa qual seja o motivo da sua queda de cabelo, a Finasterida não vai resolver! Os "motivos hormonais" geralmente são causados por hormônios da tireóide, que não têm nada a ver com a pouquíssima testosterona do seu corpo, repito! A Finasterida é tão forte que, em doses maiores, é usada no tratamento do câncer benigno de próstata; é um remédio de uso controlado que deve ser indicado por um médico pra tratar casos graves de alopecia androgenética (é esse o nome técnico da calvície do seu avô), e comprado com receita. Embora os laboratórios neguem (obviamente), algumas pesquisas recentes demonstram que pode sim haver impotência sexual permanente nos homens após o uso do medicamento. O que é uma sacanagem com a esposa do cara agora que ele voltou a ter cabelo e ficou com carinha de 20 anos mais novo né? hahaha
Já no caso da calvície genética feminina (mais uma vez, NÃO é queda de cabelo por fraqueza ou química, você fica com entradas enormes na testa!), embora seja ocasionada pelo mesmo gene, ele não estimula a mesma enzima, portanto, a Finasterida também não é indicada, e sim um medicamento que aja sobre hormônios femininos.
Queria muito fazer esse post logo pra vocês ficarem espertos com o que colocam no cabelo com promessa de crescimento, e principalmente com o que ingerem pra isso! Cabelo se cair todinho cresce de novo e peruca hoje em dia é barata, nem se compara a um dano irreversível que um produto como a Finasterida pode causar no seu corpo!
A gente tem esse Google maravilhoso e não é só pra ficar de enfeite com um logo novo a cada dia não, tá? É pra usar pra coisas úteis pra sua vida! Claro que a gente lê muita porcaria e loucura até em sites que saem na primeira página de pesquisa, claro que tem gente que usa o Google pra alimentar hipocondria... mas não custa dar uma procurada no nome do medicamento, olhar a composição, pesquisar os componentes e tal. Pra quem tem familiaridade com inglês e arrasava nas feiras de ciências, o PubMed é uma opção excelente pra pesquisa, pois é um banco de dados cheio de teses, ensaios e pesquisas fresquinhos. A Wikipédia pra mim também é confiável o bastante, pelo menos essas páginas científicas mais mainstream. Gosto mais dela em inglês mas a em português também quebra o galho, só é chato porque os portugueses vivem editando pra deixar as palavras do jeito deles hahaha
Amanhã vou falar pra vocês sobre os suplementos de vitamina pra crescimento do cabelo e vamos saber se todos eles são (sempre) do bem, okay? Qualquer dúvida podem me perguntar: deixa um comentário, manda no formulário de contato, dá um sinal de fumaça ou deixa uma coxinha quentinha na janela da sua casa que eu apareço! Beijo e até amanhã ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...