segunda-feira, agosto 12

O cronograma capilar – Parte II


Oi, seus lindos! Demorei um pouquinho pra continuar a série sobre o cronograma (clique pra ler a primeira parte) devido a algumas contradições que observei nos lugares em que pesquisei, mas hoje, finalmente, vou explicar pra vocês sobre a hidratação e contar como eu faço essa etapa no meu cronograma. Vocês sabiam que eu só tenho uma máscara pra isso? Continuem lendo pra saber tudo!

O que é hidratação?
É o processo que você precisa fazer com maior frequência no cabelo, mas não o único! A hidratação repõe água nos fios, mas quanto mais danificado estiver o cabelo, mais rápido ele perde essa água. São as outras duas etapas que vão garantir uma melhor fixação da hidratação. As três são complementares entre si e por isso essenciais pra ter cabelos lindos e saudáveis.

Como saber se meu cabelo precisa de hidratação?
Um cabelo hidratado tem pouco frizz, é macio e maleável – ou seja, é gostoso ao toque e volta pro lugar original quando você mexe. Se seu cabelo estiver longe disso, precisa de hidratação.
Algumas de nós já estivemos pior
  Que agentes são hidratantes?
Pantenol (o nosso querido bepantol), vitaminas (inclusive as do leite), sacaroses (açúcar e mel) e extratos vegetais que não sejam óleos – frutas, trigo, proteína do arroz... proteínas hidrolisadas também podem estar presentes em produtos nutritivos e reconstrutores, mas são predominantemente hidratantes.
Se você é meio perdida, dá pra pensar generalizando que, se não é óleo nem termina em "ina" (queratina, cisteína, arginina, creatina), pode apostar que serve pra hidratação.

Minhas recomendações:
A minha máscara de hidratação atualmente é a Amend Anti-Age, cujo principal ativo é a proteína hidrolisada de trigo. Eu já estou usando desde abril e ainda tem um pouco (mesmo que a embalagem seja de 300g), ela rende absurdamente!

Não tiro foto da maioria dos meus produtos por motivos de: manchas roxas
A proteína hidrolisada de trigo também ajuda na reconstrução, mas como essa máscara não tem ceramidas nem queratina, ela é H. Eu a uso de quatro jeitos diferentes, todos, obviamente, após o shampoo:
1. Primeiro aplico cerca de 1/3 da embalagem da ampola Alfaparf semi di lino nos cabelos e massageio mecha por mecha; cinco minutos depois, aplico a máscara por cima, e deixo agir pelo tempo que eu tiver no dia. Pode ser dez minutos ou uma hora, não dá uma diferença tãão grande (mas fica melhor quando aquecida com uma touca/sacola na cabeça).
2. Aplico a máscara e massageio; aplico o Yamasterol amarelo imediatamente por cima e deixo por dez minutos. Essa é a hidratação das lindas com pressa, o resultado é satisfatório apesar do pouco tempo de ação.
3. Misturo num recipiente plástico (desses de tintura) uma tampinha de bepantol e quantidade o bastante da máscara pra cobrir todo meu cabelo, aplico no cabelo e deixo por meia hora.
4. Uso a máscara sozinha normalmente, com o tempo de pausa indicado (dez minutos), enxáguo e finalizo com condicionador ou uso a máscara Novex Óleo de Côco como condicionador (aplico, massageio e enxáguo 3-5 minutos depois), pois ela tem pH 3,5. Com os outros métodos eu não uso condicionador, já que os únicos condicionadores que eu tenho são o da Eico e um azul da Seda e no meu cabelo eles atrapalham a hidratação. Se vocês tiverem um condicionador legal, podem usá-lo pra finalizar, mas se não tiverem, não precisa.
Todos os modos são muito satisfatórios, da próxima vez que eu fizer hidratação vou tentar colocar uma colher de açúcar pra ver o que acontece.
As máscaras da Pantene também são boas, mas pra mim não são tão boas quanto essa. Já usei a Mandioca Plus e acho ela ótima, bem rica em vitaminas e super baratinha (não encontrei o preço atual, mas juro que não deve passar de quinze reais). Em todas as minhas pesquisas, duas máscaras recomendadíssimas foram a Acquaflora sol, mar e piscina e essa aqui da Head & Shoulders. Eu juro, gente, olhei em mais de dez blogs/grupos sobre cabelo no facebook, e as duas estavam lá. Estou muito curiosa pra experimentá-las!
Eu quando usei Tresemmé
Por hoje é isso, gente! Espero que vocês estejam gostando da nossa série sobre o cronograma, o próximo post vai ser sobre nutrição. Quero saber se vocês entenderam tudo, se têm algo pra acrescentar e o que acham dessas marcas, me contem, ok? Beijos e até amanhã! ♥

Update: já tem a terceira parte, Nutrição. Clica aqui!
Update 2: Clique aqui pra ler sobre a parte quatro, Reconstrução.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...